A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI, através da Arquiteta e Urbanista Caroline Coelho, participou na semana passada, dia 30/03, em Ituporanga, do seminário: Plano de Mobilidade e Acessibilidade para as Cidades do Alto Vale do Itajaí. A principal palestra do evento foi com a gestora de projetos do Ministério das Cidades, Lúcia Maria Mendonça Santos, que abordou o tema: “Política Nacional e Plano de Mobilidade Urbana: critérios técnicos para avaliação de projetos”.
A gestora de projetos do Ministério das Cidades, Lúcia Maria Mendonça Santos, falou especialmente aos prefeitos presentes, sobre a importância e necessidade dos municípios, independente do número de habitantes, possuírem seus planos de mobilidade. Segundo Lucia, o primeiro passo para que isso aconteça é o prefeito estar engajado com este projeto e em seguida designar profissionais comprometidos para execução da proposta. Sobre o Plano Regional que está sendo elaborado pela AMAVI, a representante do Ministério das Cidades argumentou que a iniciativa é válida, porém não poderá substituir os planos municipais.
A engenheira Lúcia também informou que os prazos para a elaboração dos Planos Municipais de Mobilidade Urbana não serão prorrogados, prazo este que vence dia 12 de Abril. Contudo, a mesma orienta que é possível elaborar o plano em 3 a 4 meses se a prefeitura for bem organizada e tiver condições de elaborar tal plano.