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Novidades da Schützenfest anunciadas em coletiva de imprensa

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Comissão Central Organizadora (CCO), autoridades e pessoas envolvidas diretamente com a Schützenfest promoveram encontro com a imprensa na manhã desta quinta-feira (7) para iniciar a divulgação do evento. A 27ª edição contará com algumas novidades e alterações, a começar pela data de realização, que deixa de ocorrer em outubro. A “festa dos atiradores” deste ano está programada para 12 a 22 de novembro. De acordo com o presidente da Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), Wilson Bruch, a mudança tem muitos aspectos positivos e surgiu de uma série de observações apontadas no dia 31 de março, durante mesa-redonda promovida pela Fundação Cultural (FC), na Associação Comercial e Industrial de Jaraguá do Sul (Acijs).

 

Entre os aspectos apontados por Bruch que justificam a mudança do mês de realização é de que a Schützenfest deixa de ser mais uma das festas de outubro de Santa Catarina, tendo em vista a visitação de turistas da região, que antes era diluída com tantas opções. Outro apontamento é o fato de que em novembro não há mais situações que envolvam os períodos eleitorais, típicos de outubro. Há, ainda, de acordo como Bruch, o benefício do pagamento de parcela do 13º salário, o que deve contribuir financeiramente para o evento, além da facilidade de contratação de bandas. Todos estes aspectos, além da valorização da gastronomia, da bebida, das atrações culturais e da manutenção do destaque para o tiro esportivo são fruto, de acordo com o presidente da FC, promotora da festa, Sidnei Marcelo Lopes, de sugestões da comunidade em uma ação bastante democrática que procurou ouvir a opinião de vários segmentos da sociedade. A entidade disponibilizou um canal de comunicação na internet para contribuições, sugestões e críticas, visando o fortalecimento da festa. “A organização trabalhará com foco nas sugestões, procurando inovar, mas valorizando as tradições”, disse. Há na FC uma movimentação que tem o propósito de registrar a festa como patrimônio histórico-cultural nas esferas municipal, estadual e federal. A proposta visa a manutenção do tiro esportivo, evitando que a troca de gestão municipal prejudique a tradição.

Na coletiva com a imprensa foi apresentada a Comissão Central Organizadora (abaixo), dividida nas instâncias deliberativa e executiva, além da consultiva, o que deve garantir dinamismo na execução das tarefas necessárias. O decreto que nomeia a CCO e dá outras providências deve ser assinado pelo prefeito Dieter Janssen nos próximos dias.

Sobre a mesa-redonda: Na ocasião, discutiu-se sobre o futuro da festa, qual a melhor maneira de administrá-la, como aproximar ainda mais o público, conservando-se o caráter familiar do evento e quais novidades poderiam ser aglutinadas, tendo em vista a manutenção da tradição. A mesa-redonda contou com a presença de autoridades, conhecedores de realidades similares e responsáveis pela organização de outras festas, como o presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, uma das pessoas à frente da Oktoberfest.

 Integrantes da CCO da 27ª Schützenfest

Presidente: Marcelo Heinz Prochnow;

Secretária: Salete Walz.

Diretoria administrativa: Sidnei Marcelo Lopes;

Coordenadoria de orçamento: Magali Piazera;

Coordenadoria de licitações e contratos: Vera de Tofol;

Coordenadoria de bebidas: Rafael Koerich;

Coordenadoria de alimentação: Miguel Colaço.

Diretoria Cultural: Wilson Bruch;

Coordenadoria de grupos folclóricos: Rúbia Freidmann Torres;

Coordenadoria de desfiles: Valdívia G. Moreira;

Coordenadoria de bandas: Fernando Henn;

Coordenadoria de tiro: João Amazonas Pickicius.

Diretoria de comunicação: Emanuela Christian Wolff;

Coordenadoria de divulgação: Elias Arthur Raash;

Coordenadoria de decoração: Paulo César da Silva

Coordenadoria de turismo: Fenísio Pires Júnior.

Coordenadoria de comunicação Social: Vergimari Rodrigues Pires;

Diretoria de infraestrutura: Onésimo José Sell;

Coordenadoria de portaria: Harysson Andrey Passig;

Coordenadoria de segurança: Ruy Florêncio Teixeira Júnior;

Coordenadoria de saúde: Nilciane Junkes;

Coordenadoria de limpeza: Reinaldo Mamedes;

Coordenadoria de estruturas: Gilson Vieira.

Conselho Consultivo:

Fundação Cultural: Sidnei Marcelo Lopes;

Fundação Municipal de Esportes e Turismo: Jean Carlo Leutprecht;

Centro Empresarial de Jaraguá do Sul: Eduardo Siegfried Schiewe;

Câmara de Dirigentes Lojistas: Vergimari Rodrigues Pires;

Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI): Wilson Bruch;

Procuradoria Jurídica: Raphael Rocha Lopes;

Controladoria: Fernanda Klitzke;

Convention Bureau: Heine Withoeft e Ariane Raizer.

Números oficiais da edição passada – A 26ª Schützenfest, que ocorreu de 9 a 19 de outubro, no Parque Municipal de Eventos, teve um superávit de R$ 325.389,70. O relatório aponta receita de R$ 1.272.233,48, enquanto as despesas somam R$ 632.843,78 e o investimento em cultura, R$ 314.000,000, totalizando 946.843,78. Segundo Lopes, CCO e FC cumpriram os objetivos do evento, apresentando saldo positivo para os 11 dias de festa e mantendo costumes e tradições.

Do total de receitas, o relatório apresenta R$ 188.636,95 com a comercialização dos boxes de alimentação; R$ 133.670,66 com a comercialização de bebidas; R$ 13.429,07 com a venda de camarotes; R$ 2.809.92 com a comercialização dos boxes da feira do artesanato; R$ 193.190,00 com a venda de ingressos; R$ 199.847,82 oriundos de repasse do Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (Funturismo); R$ 85.649,06 de contrapartida do município; além de crédito orçamentário municipal de R$ 455 mil, previsto pela lei 6.295 de 2014.

Do total de despesas, R$ 196.600,00 foram gastos com bandas; R$ 9.850,00 com banheiros químicos; R$ 19 mil com o Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad); R$ 26 mil com a gestão de bilheteria; R$ 40.400,00 com limpeza; R$ 31.259,00 com mídia impressa e decoração; R$ 86.186,03 com publicidade e propaganda; R$ 68.204,20 com segurança; R$ 48.560,00 com sonorização e gerador; R$ 76.260,00 com tendas e estruturas; além de R$ 30.524,55 com despesas diversas, entendidas como camisetas, costureiras, adesivos, fogos de artifício, lavanderia, locação de conteiner, transporte, salão de beleza, recreação infantil e outras.

Com relação ao investimento em cultura, num total de R$ 314 mil, cada uma das 15 sociedades de tiro que participaram da realização do evento, receberam R$ 19.600,00. Outros R$ 20 mil foram repassados para a Liga de Grupos Folclóricos. O público total foi de 71.708 visitantes; o de pratos típicos consumidos, 2.439; e a quantidade de tiros disparados soma 95.797.

Números da 26ª Schützenfest
(Fonte: Comissão Central Organizadora – CCO)

Receita: R$ 1.272.233,48;
Despesa: R$ 632.843,78;
Investimento em cultura: R$ 314.000,00;
Saldo positivo: R$ 325.389,70

Público
Quinta-feira (9) 4.950;
Sexta-feira (10) 4.200;
Sábado (11) 14.700;
Domingo (12) 9.800;
Segunda-feira (13) 1.215;
Terça-feira (14) 2.391;
Quarta-feira (15) 2.530;
Quinta-feira (16) 4.528;
Sexta-feira (17) 6.359;
Sábado (18) 12.917;
Domingo (19) 8.118;
Total geral 71.708

Total de tiros disparados: 95.797 (na festa, 64.268. Os demais referem-se às etapas do torneio oficial de 2014); Total de pratos típicos: 2.439.