Foi entregue na semana passada no Auditório da Câmara de Vereadores de Barra Velha a Licença Ambiental para a fixação da Barrinha de Itajuba, pelo Gerente de Desenvolvimento Ambiental Sr. José Paulo Cabral Vicente.
Com um custo total estimado em R$ 1.500.000,00 a obra será dividida em três etapas, Construção do Molhe de Pedras, Dragagem do leito do rio e o projeto urbanístico
Com a fixação e drenagem da barrinha, vários problemas serão sanados, como as inundações, em locais onde o rio transborda, o abrigo para as embarcações pesqueiras e a saída dos pescadores para o mar.
Na ocasião, o Prefeito Claudemir Matias, demonstrando entusiasmo, reafirmou a possibilidade da realização e conclusão da obra ainda em seu governo, fato que deixou a comunidade entusiasmada.
Um grande passo foi dado, mais de duas décadas se passaram e muitas promessas foram feitas, mas somente com as licenças autorizativas é que se pode efetivamente iniciar os trabalhos.
Parabéns a todos que de uma forma ou de outra se envolveram no processo até aqui, vereadores, Fundema, Colônia de Pescadores e Associações Ambientais, bem como pessoas da comunidade interessadas na questão.
Fotos: Gaspar Toscan