A Câmara Técnica de Saúde Mental da AMVALI reuniu-se na manhã desta quinta-feira (14) para tratar da elaboração do regimento interno da câmara técnica. Houve apresentação de uma minuta do regimento que será finalizado nos próximos dias com a contribuição individual de cada integrante em contato direto com o grupo que está elaborando o documento.
Após a abertura foram realizadas reuniões separadas dos três grupos de trabalho da câmara técnica para tratar de temas específicos: de Capacitação, de implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e de organização do Encontro Regional de Saúde Mental, em outubro.
Caminhada da Saúde Mental
A coordenadora da câmara técnica, Denise Thum, convidou o grupo para participar da 5ª Caminhada da Saúde Mental de Jaraguá do Sul, que ocorrerá na próxima segunda-feira (18), a partir das 9 horas. A concentração será no Calçadão da Marechal (próximo ao Colégio São Luís), de onde os participantes se deslocarão até a Praça Ângelo Piazera, palco de diversas atividades programadas pelos organizadores até as 15h30. O evento é alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial, que este ano tem como tema “Os manicômios estão fechando?! Quanto deles ainda existe dentro de você?”
Denise explica que a reforma psiquiátrica no Brasil foi lançada em 1987 pelo Movimento de Luta Antimanicomial, adotando o lema “por uma sociedade sem manicômios!”, e criando os serviços comunitários (Os Centros de Atendimento Psicossocial – CAPS) propondo transformar a vida, a relação da sociedade com o comportamento do outro, questionando ainda as relações de preconceito e exclusão que nossa sociedade estabelece com relação ao portador de sofrimento psíquico.