You are currently viewing AMVALI participa de Semana Estadual de Defesa Civil

AMVALI participa de Semana Estadual de Defesa Civil

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A consultora do Colegiado de Defesa Civil da Aamvali, Karine Holler, participou da Semana Estadual de Defesa civil juntamente com os coordenadores municipais de defesa civil dos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder.

Segunda-feira (18) o grupo acompanhou a Palestra “Conferência Mundial de Sendai e o Marco para a Redução de Riscos de Desastres 2015-2030” com Allan Lavell (Costa Rica), referência Internacional em gestão local de riscos de desastres e da Mesa redonda: “Os Desafios para a Implementação do Marco de Sendai, no âmbito da Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal”- Representantes: Fabiano de Souza (Secretaria de Estado da Defesa Civil), Marcelo Schrubbe (Secretário de Defesa Civil de Blumenau), David Stevens (UNISDIR), Armin Braun (Ministério da Integração Nacional) sob a Coordenação do Prof. Mário Freitas. Este evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em Florianópolis e organizado pela Secretaria de Estado da Defesa Civil para comemoração dos 42 anos da Defesa Civil em SC.

Na terça e quarta-feira (19 e 20) a participação foi no 1º Simpósio Integrado de Redução de Risco e Desastres da Mesorregião Norte, na AMUNESC em Joinville. Participaram coordenadores municipais de defesa civil, bombeiros voluntários, bombeiros militares, entidades privadas, sociedade civil da região da AMUNESC, AMVALI, AMPLANORTE e outras regiões de SC.

Foram realizadas palestras com os vários atores que atuam em prevenção e nas respostas dos desastres naturais.

Já na quinta-feira (21) aconteceu o Workshop “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro”, na Câmara de Vereadores de Guaramirim. O evento organizado pelo diretor de Defesa Civil de Guaramirim, Ezequiel de Souza, contou com a presença de três palestrantes: Antônio Edival Pereira, 3° Sargento do Corpo de Bombeiro Militar, coordenador regional de proteção e Defesa Civil da região Norte e Nordeste e Vale do Itapocu. Alessandro Cordova, geólogo e consultor da Amvali e Maicon Rodrigo Ewald, Bombeiro Voluntário de Guaramirim.

Na noite de quinta-feira a representante da AMVALI participou da posse dos integrantes do Conselho Municipal de Proteção de Defesa Civil de Corupá (COMPDEC), que foi realizado na Câmara de Vereadores do município, a convite do Diretor Ernesto Felipe Blunk e também contou com a presença do prefeito municipal Luiz Carlos Tamanini.

“E para encerrar a semana, acompanhei na sexta-feira (22) o Simulado de Atendimento a Desastres, na Arena Jaraguá e no 14ºBI em Jaraguá do Sul, organizado pelo Batalhão de Polícia Militar de Ajuda Humanitária (BPMAH) e pela Secretaria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul” relata.

Enchente, deslizamento de encosta e salvamento de ilhados em Jaraguá do Sul

Esse foi o cenário imaginado e construído na cidade de Jaraguá do Sul – SC, nos dias 22 e 23 de maio, em um Simulado de Defesa Civil organizado pelo Batalhão de Polícia Militar de Ajuda Humanitária (BPMAH), comandado pelo tenente-coronel Adilson Schlickmann Sperfeld, envolvendo o Comando de Polícia Militar Especializada (CPME) e órgãos civis. 

O 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) foi o palco principal do evento, recebendo aproximadamente 200 policiais militares que, nos dois dias de simulação, receberam intensa instrução teórica e prática em diversas oficinas. Participaram do exercício policiais do 14º BPM; cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO); o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); o Batalhão de Aviação (BAPM); Cavalaria de Joinville; Defesa Civil, Bombeiros Militar, e entidades civis que participaram como instrutores, sendo eles o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento de Jaraguá do Sul (GERAR), e o Grupo de Resgate em Montanha de Joinville (GRM).

O simulado teve o objetivo de treinar o efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em Sistema de Comandos e Operações (SCO), visando adquirir competências para ações de ordem pública em eventos adversos de origem natural ou antrópica, usando para os exercícios cenários que simulem áreas atingidas por cheias e deslizamentos.

(Fontes:http://www.pm.sc.gov.br/noticias/14-bpm-recebe-simulado-de-defesa-civilsdfgsd.html).

Fotos :: 1º Sgt Luiz Antonio Wiltner, Cabo Jean Rudolf, Funcionária Civil Shirley Teles
Texto e Publicação :: 1º Sgt Luiz Antonio Wiltner | Seção de Comunicação Social 14º BPM