You are currently viewing 7 de Julho aniversário de Corupá

7 de Julho aniversário de Corupá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Hoje, 7 de Julho aniversário de Corupá! Parabéns!

Corupá, 118 anos de desenvolvimento

Características de Corupá

      Corupá é um pequeno município situado ao norte de Santa Catarina. Segundo estimativas do IBGE (2014),  apresenta aproximadamente 14.925 habitantes.

Os dados estatísticos de 2014, do Tribunal Regional Eleitoral indicam que o município possui 11.421 eleitores, dos quais  5.560 mulheres (49,55%) e 5.761 homens (50,44%).

Está cercado pela cadeia de montanhas da Serra do Mar, com áreas de Mata Atlântica, relativamente preservadas.

Limita-se ao norte com São Bento do Sul, ao sul com Rio dos Cedros, a oeste com Rio Negrinho e a leste com Jaraguá do Sul. Segundo dados do IBGE (2015), possui a área de 402,789 km2, sendo 377,858 km2 da zona rural e 24,931 km2 da zona urbana. A temperatura média é de 20ºC, sendo que a máxima atinge os 40ºC. Sua altitude é de 62 metros acima do nível do mar.

            O relevo situa-se ao Sopé da Serra do Mar. A maior parte do município é acidentada, devido as elevações ao norte, oeste e Serra do Mar. A zona urbana situa-se em um Vale, ladeada de morros. É a parte mais baixa do município, mais plana que a zona rural. A hidrografia de Corupá tem como rios principais: Rio Humboldt, Rio Novo e Rio Itapocu.

Economia

   Corupá é a Capital Catarinense da Banana e das plantas ornamentais, destacando-se também na piscicultura, produção de palmáceas e frangos, com o incremento de 11,78% da economia do município.

   Sua economia, apesar de diversificada, se fundamenta na agricultura, principalmente na bananicultura. O comércio e a indústria são responsáveis por 88,22% da economia do município. A agricultura é responsável pelo restante da economia.

  No ramo industrial destaca-se na área moveleira, metalúrgica, eletro-eletrônica e têxtil. Outro destaque é  o cultivo e comércio de plantas ornamentais, sendo Corupá um dos maiores produtores estaduais neste setor.

Bananicultura e Plantas Ornamentais

    A bananicultura é a principal atividade agrícola, cultivada há muitos anos, por cerca de 3.600 pessoas.  

        A floricultura em Corupá cresce anualmente. É a segunda atividade agrícola do município. Atualmente, das 700 famílias que vivem da agricultura, aproximadamente 150 cultivam plantas
ornamentais, em uma área de 400 hectares, sendo uma alternativa econômica, devido a oscilação do preço da banana.

  

Fecaplant

   Em Corupá acontece a Fecaplant, a maior feira de flores e plantas ornamentais do Sul do país, que acontece a cada dois anos. A 4º edição foi de 22 a 24 de maio de 2015 no Seminário, reunindo aproximadamente 9 mil pessoas.

Turismo

      No aspecto turístico, a grande atração é a beleza de suas cachoeiras. A prática do turismo apresenta-se como alternativa de excelente fonte de renda. A geografia acidentada é uma vocação natural para a prática da atividade turística. De suas montanhas brotam diversos cursos de água, que formam rios e criam quedas d´água. Além das cachoeiras, o município de Corupá é conhecido pela grande variedade de bromélias, orquídeas e a famosa vitória-régia, que  pode ser visitada de fevereiro a maio.

Congresso Latino Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos: 18 a 20 de agosto

     O município de Corupá será palco do importante Congresso Latino Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos . O evento acontecerá no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Corupá, entre os dias 18 a 20 de agosto sendo promovido pela Rede Latino Americana e do Caribe de Pesquisa e Desenvolvimento das Musáceas-Musalac.  O tema deste ano será “Desafios e oportunidades frente a variabilidade climática” e estarão presentes 42 pesquisadores de 16 países . Importante destacar que este evento ocorrerá pela primeira vez no Brasil, sendo que são esperados 400 participantes nos dias do congresso.

História

    O município de Corupá foi fundado em 7 de julho de 1897, com o nome de Hansa Humboldt, em homenagem ao naturalista alemão Alexander Von Humboldt e a Companhia Hanseática de Colonização de Hamburgo, que visava colonizar o estado.

      A data de fundação refere-se ao dia em que os alemães Otto Hillbrecht, seu filho e Wilhelm Ehrhardt compraram os primeiros lotes coloniais. Estes pioneiros, vindos da Alemanha, desembarcaram em São Francisco do Sul no dia 30 de junho de 1897 e  chegaram a Hansa Humboldt vindos de barco pelo Rio Itapocu.

    Corupá foi colonizada principalmente por imigrantes alemães, italianos e poloneses. Ao longo dos 118 nos de história, apresenta de forma mais enfática a tradição e a cultura descendente de alemães, desde a alimentação, usos e costumes, como também aspectos artístico-culturais.

         Em 11 de maio de 1908 foi criado o distrito Hansa Humboldt, pertencendo a Joinville, sendo Ernesto Rücker, o primeiro intendente. O fator decisivo para o desenvolvimento local, foi a construção da estrada de ferro que iniciada em 1910, ligou o Porto de São Francisco/SC ao planalto de Santa Catarina. Posteriormente em 26 de março de 1934, o distrito passou a pertencer a Jaraguá do Sul.

     Em  1º de janeiro de 1944, o nome Hansa Humboldt mudou para Corupá, que em língua indígena significa “lugar de muitas pedras”. A mudança do nome foi devido a Segunda Guerra que proibia o uso da língua alemã.

     O município de Corupá foi criado pela Lei Estadual nº 348, em 21 de junho de 1958, alterando a divisão territorial do Estado, desmembrando Corupá de Jaraguá do Sul.

Desde então, o município já teve 14 eleições e nesse período foi administrado por 10 prefeitos, dos quais o atual chefe do poder executivo, Luiz Carlos Tamanini, por quatro gestões.