O prefeito, Lauro Fröhlich (PSD) acompanhado dos secretários Denilson Weiss, José Olívio Papp, Moacir José Mafra, Claudia Chiodini, Luciana Tonet e Emerson Flores apresentou a programação que pretende movimentar Guaramirim nos próximos dias. A campanha de aniversário tem como tema “Uma grande cidade se faz com grandes cidadãos”.
Inaugurações, eventos culturais, shows, desfile, Festival Regional da Canção, Tarde da Terceira Idade, passeio ciclístico, festa Nacional da Tilápia e para encerrar os eventos comemorativos a Stammtisch Solidária.
O primeiro ato em comemoração aos 66 anos de Guaramirim ocorreu na primeira semana de agosto, quando na quinta-feira, 6, foi realizada a reinauguração do Centro de Educação Infantil Roseli Ulmann, no bairro Caixa D’ Água. Neste final de semana sábado, 15, na Sociedade Brüderthal aconteceu a tradicional Festa da Porchetta.
Na quinta-feira, 20, a Fundação Cultural de Guaramirim, por meio da Biblioteca Municipal Professora Maria Iva Cabral da Luz, realiza, às 19 horas, a I Ciranda Literária. O evento visa difundir a prática da leitura e valorizar os autores Guaramirenses e da Região. Nesta primeira edição o autor será Ayrton Brandão (escritor guaramirense) que apresentará o seu recém lançado livro “A Sombra do Cinamomo”.
No sábado, 22, das 9h às 14h, a Feira do Emprego e Cidadania, que conta com o apoio da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
A Feira será realizada na Escola Almirante Tamandaré.
No dia 22, às 11h, acontecerá a inauguração oficial da Ponte do Putanga, na localidade do Putanga.
Na terça-feira, 25, a Fundação Cultural de Guaramirim, por meio do Arquivo Histórico Pastor Wilhelm Lange e da Biblioteca Municipal Professora Maria Iva Cabral da Luz, lançará, às 14 horas a Exposição “Memórias”.
A exposição vai relembrar um pouco da Guaramirim (ou Bananal) antiga. Objetos, móveis e utensílios que mostram um pouco da vida privada e do poder público guaramirenses. A exposição trará elementos da vida no campo, dos lares, do comércio e da vida política dos últimos 66 anos. O objetivo é não só comemorar o aniversário da cidade, mas promover um espaço de recordação e troca de experiências.
Ainda no dia 25, às 19h, na Câmara de Vereadores acontece a entrega da “Comenda Peabirú”.
De 27 a 30 de agosto, será realizada a Guara Fest 2015, em um espaço de 11 mil metros quadrados, serão quatro dias de evento com cerca de 30 shows, somente no dia 29, a partir das 20h, será cobrado ingresso, nos demais dias a entrada será gratuita.
A Guara Fest abre com a escolha da Rainha da Festa, seguida por shows musicais, exposições de veículos, animais, artesanato, parque de diversões, stands de alimentação e muito mais para diversão de todos.
Na sexta-feira, dia 28, a partir das 8h30 inicia o Desfile Comemorativo, que já é tradicionalmente conhecido na cidade, serão aproximadamente 60 entidades participantes, entre escolas, secretárias, entidades e convidados.
Na sequência está sendo programada a Tarde da Terceira Idade, a partir das 13h, que acontecerá no pavilhão da Guara Fest 2015, com a animação de KIko e Koko, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.
No sábado dia 29, no pavilhão da Guara Fest 2015 a partir das 13h acontece o Festival Regional da Canção, promovido pela Fundação Cultural de Guaramirim.
No domingo, dia 30, a partir das 9h acontece um passeio ciclístico, com saída da Guara Fest 2015, e um percurso pelas ruas centrais de Guaramirim. Durante o passeio serão sorteadas bicicletas.
De 4 a 7 de setembro, dentro da programação dos 66 anos de Guaramirim, acontece a tradicional Festa Nacional da Tilápia, no Recanto da Mata. Shows, escolha da Rainha e muita comida com tilápia promete receber mais de 10 mil visitantes.
Para encerrar o calendário comemorativo uma grande Stammtisch Solidária, promovida pelo Rotary, acontecerá no dia 12 de setembro.
“Com esforço e muito comprometimento teremos uma comemoração que há muitos anos não acontecia em nossa cidade. Tenho certeza que em pelo menos em um destes eventos nossa população poderá participar e sentir-se orgulhoso de viver aqui”, define Fröhlich.