You are currently viewing Segurança Pública foi tema da Escola de Governo e Cidadania

Segurança Pública foi tema da Escola de Governo e Cidadania

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

“A Segurança Pública e a Atividade Policial Militar”, foi o tema da Escola de Governo e Cidadania da AMVALI nesta quarta-feira (19), com o 2º Tenente PM, Ruy Florêncio Teixeira Junior, subcomandante da 1ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar, coordenador do PROERD no 14º BPM, bacharel em direito pela Universidade Federal da Bahia e pós graduado em Segurança Pública e pós graduado em Filosofia e Direitos Humanos.

Segundo Ruy “a Segurança Pública é uma atividade pertinente aos órgãos estatais e à comunidade como um todo, realizada com o fito de proteger todas as pessoas, prevenindo e controlando as manifestações da criminalidade e da violência, efetivas ou potenciais, garantindo o exercício pleno da cidadania nos limites da lei, enquanto que a Ordem Pública é o estado de paz social, de normalidade e de regularidade, que engloba a tranquilidade, a salubridade e a segurança públicas.

Explicou a diferença entre a atuação da Polícia Civil e Polícia Militar. “Ambas tem por finalidade promover a segurança pública. Mas com foco de atuação diferentes, sendo a Polícia Civil responsável pela investigação e a Polícia Militar responsável por prevenir condutas criminosas e zelar pela ordem pública”. Também falou sobre a função da Guarda Municipal, nas cidades em que está implantada, sendo esta responsável pela proteção dos bens, serviços e instalações municipais.

Os ciclos da segurança envolvem “a quebra da ordem pública e sua restauração, com a  atuação da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e o Sistema Prisional”.

O palestrante também discorreu sobre a missão da PM que é exercer a polícia ostensiva, Preservar a ordem e a segurança públicas, Realizar radiopatrulhamento terrestre, aéreo, lacustre e fluvial e fazer patrulhamento rodoviário, guardar e fiscalizar o trânsito urbano, exercer a atividade de polícia judiciária militar, proteger o meio ambiente, atuar preventivamente como força de dissuasão e repressivamente na restauração da ordem pública.

Ruy finalizou apresentando dados do relatório de ocorrências atendidas na microrregião, chamando atenção para o elevado número de acidentes de trânsito.