A Prefeitura de Jaraguá do Sul, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, realizaram nesta terça-feira (29) no fim da manhã blitz educativa de trânsito no Calçadão da Marechal, em frente ao Museu Emílio da Silva e na Rua Quintino Bocaiuva. Participam dessa atividade o prefeito Dieter Janssen, o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Rogério Vonk, e o delegado regional da Polícia Civil, Uriel Ribeiro e a presidente da Câmara de Vereadores Natália Petry.
A blitz hoje no Calçadão foi a primeira de uma série de ações da Campanha Municipal de Trânsito, organizada pela Prefeitura, PM e PC e que começou no dia 18 de setembro por meio de peças publicitárias como outdoors, anúncios nas mídias impressa, rádio, internet e cartazes. Também integram o material peças informativas em formato de fôlderes e panfletos que serão entregues aos motoristas nas blitze. A campanha de conscientização “O trânsito revela a sua cara – seja gentil: respeite as pessoas e a sinalização”, é desenvolvida na Semana Nacional do Trânsito – de 18 a 25 deste mês –, mas se estenderá até dezembro.
Os focos para edição deste ano são as advertências sobre o perigo do uso do celular ao volante e da necessidade de se utilizar o cinto de segurança no banco traseiro, além de orientações sobre direção defensiva aos motociclistas. Segundo diretor de Comunicação, Elias Arthur Raasch, está sendo organizada uma agenda para a realização de outras blitze durante a campanha. As diretorias de Comunicação e de Trânsito representam a prefeitura jaraguaense nessa parceria.
Para o prefeito Dieter Janssen a campanha vem para reforçar a necessidade de mais atenção dos motoristas com relação ao trânsito. “Simples atos como usar o cinto de segurança no banco traseiro, não usar o celular ao dirigir e o cuidado dos motociclistas com ultrapassagens perigosas e velocidade, podem evitar muitos acidentes em nossa cidade”, alerta.