Autoridades políticas, funcionários, ex-presidentes e convidados estiveram, na manhã de hoje (1º), em cerimônia de comemoração de 10 anos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). Criada em 1º de outubro de 2005, pela lei complementar 41/2005, a Fujama tem como objetivo promover diagnóstico, planejamento e execução das políticas ambientais do município. De acordo com o presidente da instituição, Leocádio Neves e Silva, a fundação desempenha um papel único na coordenação de ações de desenvolvimento sustentável de Jaraguá do Sul. “A Fujama é reconhecida em todo o Estado com uma das melhores fundações de meio ambiente. Prova disso é que recebemos, rotineiramente, a visita de representantes de outros municípios que aqui buscam experiências e projetos ambientais”, pondera.
Entre as ações desempenhadas nesta gestão, iniciada em 2013, contabiliza-se a distribuição de 22.142 mudas de árvores nativas e frutíferas; 20 mil alevinos empregados em repovoamentos de rios; 52.310 pessoas atendidas em palestras, exposições, feiras, oficinas e capacitações; 1011 certidões ambientais; 991 resultados de consulta ambiental; 46 autos de infração ambiental, entre outros serviços. A Fujama está envolvida em 32 projetos, entre eles a criação da primeira unidade de conservação pública municipal; aprovação da área urbana consolidada; o Projeto de Controle do Maruim e o Programa Recicla Jaraguá, que elevou a eficiência da coleta seletiva, assegurando a Jaraguá do Sul a melhor posição dentre os municípios de mesmo porte de Santa Catarina. Em dois anos de funcionamento, mais de 7,5 mil toneladas de resíduos deixaram de ir para o aterro, gerando renda para mais de 120 pessoas em Jaraguá do Sul.
A programação comemorativa segue por quase todo o mês de outubro. O programa conta com palestras, limpeza de rios, blitz ecológica, exposições, distribuição de mudas, repovoamento de peixes, adensamento de vegetação, além de exposição de trabalhos e projetos. Os trabalhos iniciam amanhã (2), com uma palestra sobre a importância da mata ciliar para os moradores do Conjunto Habitacional Silvana Cleide Martins e encerra no dia 26, com fechamento da exposição de trabalhos das escolas Jonas Alves de Souza, Waldemar Schmitz e Alberto Bauer, no Museu Histórico Emílio da Silva. A Fujama também estará presente no Sábado Legal (10), das 8 às 12 horas, na Praça Ângelo Piazera, com entrega de mudas, material educativo e do saco ecológico Sacolix, utilizado no programa Recicla Jaraguá.