“Direitos Humanos”, foi o tema da palestra na Escola de Governo e Cidadania da AMVALI nesta quarta-feira (07), com o 2º Tenente PM, Ruy Florêncio Teixeira Junior, subcomandante da 1ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar, bacharel em direito pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em Segurança Pública e pós-graduado em Filosofia e Direitos Humanos. O Tenente Ruy também é aluno desta14ª Turma da Escola de Governo, Sendo que o Curso de Formação de Dirigentes Públicos já formou mais de 500 alunos desde sua implantação.
Ruy iniciou expondo que os direitos humanos são aqueles concebidos de forma a incluir as reivindicações morais e políticas que, no consenso contemporâneo todo ser humano tem ou deve ter perante sua sociedade ou governo; reivindicações estas reconhecidas como de direito e não apenas por amor, graça ou caridade. São aqueles direitos fundamentais que o homem possui pelo fato de ser humano, por sua própria natureza e pela dignidade que a ela é inerente.
Discorreu sobre a evolução histórica dos Direitos Humanos passando pela importância do Cristianismo; A Carta Magna; A contribuição dos Estados Unidos da América; Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; A proliferação dos direitos fundamentais: A 2ª Guerra Mundial, a criação da ONU e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Em seguida o palestrante falou sobre as quatro Gerações de Direitos Humanos, que são a Liberdade, que compreende os direitos civis, políticos e as liberdades clássicas; Igualdade, que compreende os direitos econômicos, sociais e culturais; Fraternidade, que compreende o direitos a um meio ambiente equilibrado, uma qualidade de vida saudável, progresso, paz, autodeterminação dos povos e outros direitos difusos e a Tecnologia, que compreende direitos decorrentes da engenharia genética, direitos tecnológicos e direito de informação.
Finalizou com a apresentação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Constituição Federal de 1988.
Na próxima aula, no dia 14 de outubro o tema será: “Educação: o papel estratégico dos Pais, Professores e Dirigentes”, com o Professor Maurício Fernandes Pereira.