You are currently viewing Defesa Civil registra pontos de alagamento em 11 bairros de Jaraguá do Sul

Defesa Civil registra pontos de alagamento em 11 bairros de Jaraguá do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Rios Itapocu e Jaraguá começaram a baixar à tarde, Defesa Civil continua em alerta

A Secretaria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul registrou 17 pontos de alagamento em 11 bairros da cidade desde a manhã desta quinta-feira (22). O acumulado de chuva na cidade chegou a 142 milímetros (mm) nas últimas 72 horas com previsão de chuva ainda até a manhã de sexta-feira. O nível do Rio Itapocu estava, no meio da tarde estava com 4,85 metros tendo começado a baixar lentamente, enquanto que o nível do Rio Jaraguá estava em 3,23 metros. Estão liberados os acessos à Jaraguá do Sul por Pomerode e pela BR-280 pela Avenida Waldemar Grubba. Já estão interditados os acessos via Ilha da Figueira por causa de alagamento e por Corupá devido a queda de barreira na serra.

Até agora foram registrados cinco deslizamentos na cidade e uma família foi abrigada no Parque de Eventos de Jaraguá do Sul. A Defesa Civil ainda não soube estimar o número de pessoas que possa ter se abrigado na casa de parentes ou que ficou isolada perto de pontos de alagamento. Este levantamento deve ser divulgado no fim da tarde de hoje e manhã de sexta-feira.

Segundo o secretário municipal da Defesa Civil, Marcelo Prochnow, a situação em Jaraguá está sob controle. Equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Assistência Social, Bombeiros, Jeep Clube e Kentucky estão trabalhando no atendimento a pessoas que possam estar isoladas e monitorando áreas de encostas e ribeirinhas. Marcelo comenta que a chuva registrada em junho do ano passado chegou a 400 mm em três dias e que ocasionou no alagamento de vários pontos cidade, enquanto que a situação das últimas 72 horas chegou a 142 mm. 


Desde a manhã até o meio da tarde, a Defesa Civil havia atendido a 30 chamados, a maior parte delas, relacionadas a deslizamentos de encostas. Em caso de emergências como deslizamentos, alagamentos e outras ocorrências relacionadas, a população pode entrar em contato com 199, 193 e 190.

O prefeito Dieter Janssen e o vice Jaime Negherbon percorreram a cidade nesta quinta-feira para verificar a situação das chuvas. Dieter destaca que a Prefeitura está mobilizada para atender todos os casos relacionados às chuvas. “Nosso sistema de monitoramento usado pela Secretaria de Defesa Civil é muito eficiente e nos permite saber rapidamente como está a situação nos bairros evitando ocorrências mais graves. Pedimos a população atenção e calma neste período, pois o mais importante é que em casos de alagamentos e deslizamentos as pessoas saiam de casa e peçam auxílio à Defesa Civil e aos bombeiros”, orienta.

Nesta tarde, o prefeito Dieter acompanhou o monitoramento de rios e bairros na Central da Defesa Civil onde uma equipe trabalha dando apoio às equipes de rua. O sistema de monitoramento usado pela Defesa Civil de Jaraguá é um dos mais modernos do Estado.

A secretária de Assistência Social Emanuella Wolff, informa que o Parque de Eventos de Jaraguá está preparado para o atendimento a desabrigados. “Separamos colchões e cobertores, casos famílias atingidas pela chuva precisem ser alojadas no Parque”, destaca. Até o meio da tarde, uma família do bairro Ilha da Figueira, havia se deslocado até o Parque para se abrigar.

Pontos de alagamentos em Jaraguá do Sul por bairros até o meio da tarde desta quinta-feira (22)

Barra do Rio Cerro

Ruas Alberto Enke e Bertha Weege (próximo a Malwee)

Barra do Rio da Luz

Rua Erwin Rux

Centenário

Rua Germano Vagner (próximo ao Hospital Unimed)

Centro

Ruas Amazonas, Marina Frutuoso, Reinoldo Rau (perto da Tapeçaria Jaraguá)

 

Garibaldi

Rua do Flamenguinho (lado Pequeno)

 

Jaraguá Esquerdo

Ruas João Januário Ayroso nos trechos próximos a curva da Madeireira Spézia e na esquina com a Alfredo Benker

 São Luis

Rua Expedicionário Alfredo Benke

Vila Baependi

Rua Reinoldo Bartel

Vila Lenzi

Rua Victor Rosemberg

Czerniewicz

Ruas Max Eugênio e Roberto Ziemann

Figueira

Rua Rinaldo Bogo no trecho em frente a Casa do Criador e à escola Waldemar Schmitz