A Câmara Técnica de Saúde Mental da AMVALI realizou a primeira reunião deste ano, na manhã desta quinta-feira (04), conduzida pela coordenadora Denise Thum que recebeu os gestores dos sete municípios da microrregião que atuam nesta área. O primeiro assunto foi a organização da capacitação para médicos da atenção básica com o tema “Medicação”, a ser apresentado pelo médico psiquiatra de Florianópolis, Marcelo Fialho. O evento será realizado nos dias 17 (no auditório do Centro Vida) e 18 de fevereiro (no auditório da AMVALI). “Nossa expectativa é reunir 30 profissionais que trabalham nos Postos de Saúde dos sete municípios e convidamos também os médicos que atuam no Pronto Atendimento dos Hospitais de Jaraguá do Sul e Guaramirim”, informa Denise Thum.
A seguir a coordenadora do SAMU de Jaraguá do sul, Leila Martins, fez um relato da reunião ocorrida no dia 26 de janeiro na SDR de Joinville, para tratar da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), cujo foco foram as dificuldades nas internações de pacientes com transtornos mentais. De acordo com ela ficou definido no encontro que os municípios passarão a emitir relatórios para a Gerência de Saúde quando houver problemas envolvendo as internações.
O último assunto da pauta foi a retomada dos três grupos de trabalho da câmara técnica (Raps, Capacitações e Eventos).
Foi marcada a próxima reunião da câmara técnica para o dia 03 de março, oportunidade em que será elaborado o planejamento das ações para 2016 e eleito o novo coordenador da câmara.