A empresa de Consultoria “Raizes do Brasil” participou da reunião conjunta dos Colegiados de Cultura e Turismo da AMVALI, na quinta-feira (26), para apresentar os projetos já realizados pela instituição e a metodologia utilizada para executar o trabalho.
A Raizes do Brasil Consultoria realiza o planejamento integrado para a estruturação de destinos e atividades relacionadas ao turismo, à cultura e ao meio ambiente.
Os consultores Rafael Ciquella e Erika de Paula Alves apresentaram o “Planejamento e Estruturação Turística Regional: roteiros do Vale Europeu Catarinense”realizado para o CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, tendo os roteiros como pressuposto os temas e as atividades que despertam o olhar do turista para os valores culturais, naturais e religiosos do destino, estando em consonância com a finalidade de transformar potencialidades turísticas da região em produto comercializável, valorizando as potencialidades de cada município.
Apresentaram também o “Inventário de Bens Culturais e Desenvolvimento de Roteiros Turísticos” realizado para a AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, com o objetivo de identificar os bens culturais e os espaços disponíveis para realização de espetáculos e apresentações culturais. Com essas informações levantadas podem subsidiar a elaboração de propostas de captação de recursos para projetos culturais e o fomento ao desenvolvimento cultural da região.
A ideia é desenvolver este projeto de Inventariação turística e cultural nos municípios abrangentes da AMVALI, para isso será realizada uma nova reunião com os coordenadores dos dois Colegiados para discutir a viabilização do Projeto.
Outro tema em destaque na reunião foi o VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de março em Chapecó. O Fórum deve receber cerca de 180 participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes e servidores da área cultural, que terão a oportunidade de se capacitar e juntos debater sobre os rumos da gestão cultural nos municípios do estado.
Maiores informações com Erika no fone (47) 3053 3001