A AMVALI por meio do Colegiado de Assistência Social em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), realizou na sexta-feira, dia 11 de março, às 14 horas, no auditório da FAMEG, em Guaramirim, evento para marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher (08 de março).
O evento contou com a presença da coordenadora do colegiado de Assistência Social, Luciana Tonet, da gerente de assistência social da ADR, Adriana Sanvido Etz, do Secretário da ADR, Leonel Pradi Floriani, da primeira dama de São João do Itaperiú, Oraci Delmonego, da primeira dama de Jaraguá do Sul, Zélia Breithaupt Janssen, da vereadora de Jaraguá do Sul, Natália Lucia Petry e da secretária executiva da AMVALI, Juliana Pereira Demarchi.
O ponto alto do encontro foi a palestra ”Vida de Mulher: sonhar, acreditar, superar, vencer”, ministrada pela vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário e ex-conselheira do CONDIM (Conselho dos Direitos da Mulher), Rosane Sasse.
Rosane iniciou falando de sua experiência sindical, onde atua há 25 anos, na categoria do vestuário onde as mulheres representam 80% dos associados. “Um dos maiores problemas enfrentados pelas mulheres é a violência doméstica. Parece que os casos não diminuíram ao longo desses anos, mas na verdade aumentaram as denúncias, especialmente depois da promulgação da Lei Maria da Penha, em 2006”.
Ela também abordou temas ligados ao mercado de trabalho, política, educação e saúde. “As mulheres são mal remuneradas, em geral ganham 30% a menos que os homens para exercer a mesma função”, declarou. Na política as mulheres constituem 53 do total de eleitores, mas existem apenas 13% de mulheres exercendo cargos eletivos.
Por fim tratou da auto valorização. De acordo com ela para melhorar a autoestima é preciso silenciar a alma, tomar consciência das qualidades, reconhecer a inteligência, concentrar-se no momento presente, valorizar as conquistas, aprender a se enxergar sendo feliz consigo mesma e fortalecer-se espiritualmente.