You are currently viewing AMVALI adota nova ferramenta para elaboração de projetos

AMVALI adota nova ferramenta para elaboração de projetos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O setor de engenharia da AMVALI começa a trabalhar com uma nova ferramenta para a elaboração de projetos, agora no conceito BIM (Building Information Modeling) – Modelagem de Informação da Construção

A tecnologia BIM é um processo integrado para explorar digitalmente as principais características físicas e funcionais de um projeto, antes da construção.  Com as soluções de BIM, é possível elaborar e executar projetos com mais rapidez e economia.

O grande diferencial é a integração das informações e a parametrização de dados; Algumas etapas do desenho podem ser feitas automaticamente, por exemplo, ao desenhar a planta já é possível decidir por onde os cortes passarão e também a perspectiva, simultaneamente. Este exemplo é apenas uma pequena parcela de todo o potencial esperado do programa.

De acordo com o engenheiro Guilherme Gustavo Ohlweiler, Analista de Projetos da AMVALI, o novo programa facilita o trabalho manual quando se trata de tempo gasto na elaboração de projetos e tomadas de decisões. “Essa ferramenta de trabalho será um grande avanço na elaboração de projetos. É possível oferecer sempre um alto desempenho funcional e qualificado respaldo técnico na prestação de serviços de assessoria, apoio técnico e entrega de projetos. Por isto, a AMVALI tem buscado ser referência nos projetos de engenharia que visam o fortalecimento e crescimento da nossa região. Estamos num processo de aperfeiçoamento e treinamento para que todos os projetos sejam feitos nessa nova plataforma. O próximo passo será a aplicação do BIM também na área de infraestrutura urbana”, ressalta.

No estado de Santa Catarina a AMVALI é uma das primeiras associações a usar interinamente deste novo conceito de projetar. A ideia de trazer esse conceito primeiramente pela associação é demonstrar aos municípios associados o resultado e a aplicação do sistema BIM, garantindo que nossos municípios possam implementar e utilizar desta nova ferramenta com mais qualidade e eficácia.  “Consequentemente teremos projetos com mais qualidade e funcionalidade, sem contar que o tempo utilizando na produção dos projetos poderá ser usado em tomadas de decisões, com todas analises e conceitos técnicos apurados desde a concepção até a execução e manutenção das obras” destaca.