You are currently viewing Secretaria alerta sobre o risco de contaminação do vírus Influenza

Secretaria alerta sobre o risco de contaminação do vírus Influenza

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria de Saúde de Guaramirim, por meio da Vigilância Epidemiológica alerta toda população para procurar atendimento imediato, especialmente nas Unidades de Saúde onde a concentração de pessoas em ambiente fechado é menor,  caso apresente os sintomas (febre, tosse ou dor de garganta e pelo menos mais um dos sintomas: mialgia, cefaleia ou artralgia).

Em crianças com menos de 2 anos de idade os pais devem considerar, na ausência de outro diagnóstico específico, febre de início súbito, mesmo que referida, e sintomas respiratórios: tosse, coriza e obstrução nasal.

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica, que na maioria das vezes levam à hospitalização. Os casos podem ser causados por vírus respiratórios, dentre os quais predominam os do tipo A e B, ou por bactérias, fungos e outros agentes.

Considerações 
O perfil de casos de SRAG até o momento indica a circulação do vírus Influenza, com predominância do subtipo A (H1N1), acometendo principalmente adultos, idosos e pessoas com comorbidades (doentes crônicos e obesos). O prognóstico dos casos até o momento teve desfecho favorável, devido ao uso de Oseltamivir (Tamiflu) ao início dos sintomas (febre, tosse ou dor de garganta e pelo menos mais um dos sintomas: mialgia, cefaleia ou artralgia), independente do diagnóstico laboratorial.

A gripe causada pelo vírus Influenza é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. É transmitida a partir das secreções respiratórias, podendo também sobreviver por minutos no ambiente, sobretudo em superfícies tocadas frequentemente. A partir do contato com um doente ou superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, causando lesão, que pode ser grave e até fatal, se não tratada a tempo.

Os vírus do tipo Influenza circulam durante todo o ano, intensificando-se principalmente no período de inverno, quando as pessoas buscam se abrigar do frio em ambientes fechados, o que favorece a transmissão do vírus.

Neste ano, a campanha de vacinação contra gripe ocorrerá no período de 30 de abril a 20 de maio, e terá como grupos prioritários crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos (acima de 60 anos), indígenas, trabalhadores de saúde e portadores de comorbidades.

Além da vacinação para os grupos prioritários, estratégia eficaz na redução da doença grave entre população mais vulnerável, as principais formas de prevenção para a gripe são:

– Higiene respiratória/etiqueta da tosse, medida capaz de reduzir a circulação viral, pois previne a disseminação entre as pessoas.

-- 

Lidiane Maria - Jornalista
Prefeitura Municipal de Guaramirim
(47) 3373-0247 r:205  Cel: 8429-3213