You are currently viewing Vistoria em Barra Velha

Vistoria em Barra Velha

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na segunda-feira, 18 de julho, os Engenheiros da AMVALI e da Prefeitura de Barra Velha realizaram vistorias em obras do município que estão em andamento e em locais que estão em fase de finalização do projeto para avaliar adaptações necessárias.

As obras avaliadas foram referente ao calçamento, pavimentação e drenagem da Orla da Lagoa, Rua Ravache e Praia do Grant. Devido a última ressaca ocorrida na região do litoral norte, está sendo avaliada a consideração de novos parâmetros no projeto do “Calçadão da Praia do Grant” que venham garantir a estabilidade dos decks de madeiras previstos. A Engenheira Civil da prefeitura de Barra Velha, Marcia Nunes Silveira, diz que a utilização destes decks de madeira é uma solução para travessias onde há impossibilidade de usar os blocos intertravados de concreto (pavers), geralmente devida a preservação da vegetação local, predominantemente definida por restinga, e também devida ao difícil acesso à execução de aterramento e fundação necessária deste tipo de pavimento.

Os Engenheiros da AMVALI, Renato Lira e Guilherme G. Ohlweiler, avaliaram ainda o método construtivo destes decks de madeira em locais da Orla da Lagoa que já foram executados, verificando possíveis adequações nos locais que ainda serão executados. A AMVALI, através de seu corpo técnico está consultando a viabilidade ambiental destas intervenções. Ohlweiler, diz que a multidisciplinaridade na concepção e execução destes projetos já está se tornando cada vez mais intensas no setor da Construção Civil . “A participação de profissionais de várias áreas, principalmente da área ambiental, está se tornando cada vez mais comum desde as etapas de planejamento até a execução das obras. Percebe-se que, de maneira global, há muito a ser compreendido e feito em relação à redução dos impactos ambientais provocados pela construção civil, principalmente porque muitos profissionais se veem despreparados à atender as legislação ambiental” ressalta. Nestes casos, a AMVALI além da área de Engenharia, Arquitetura e Planejamento Territorial tem assessorado os municípios do Vale do Itapocu na área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. (Conheças todas as áreas de atuação da AMVALI através do site www.amvali.org.br)

Na ocasião, a Arquiteta e Urbanista Carina J. H. Fernandes, da Secretaria de Planejamento, também apresentou os projetos e os locais que devem-se realizar as intervenções. Fernandes explica que o projeto do calçadão da lagoa está dividido em duas etapas, sendo que a primeira, em execução, tem largura variável devido as questões mencionadas e que o paver substituído por deck suspenso é de material ecologicamente correto. Na segunda etapa o calçadão será estendido em mais um quilômetro tendo largura de quatro metros, ciclo faixa, iluminação e arborização.

Estes projetos e obras realizados em conjunto com a equipe técnica da prefeitura, terão o acompanhamento da AMVALI de maneira a incorporar maior responsabilidade técnica e viabilidade ambiental.

Agora, o próximo passo será a compatibilização e verificação dos projetos com a legislação vigente e entidades competentes.