A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI, realizou na manhã desta quarta-feira (31), no auditório da entidade, reunião para discutir sobre o turismo regional.
O objetivo do encontro deu-se pelo intuito da implantação do projeto Rota da Tilápia, que abrange diretamente os municípios de Guaramirim e Massaranduba e indiretamente os demais municípios da AMVALI e região. O Coordenador do Colegiado de Turismo da AMVALI, Fenisio Pires Junior, iniciou fazendo uma breve explanação sobre os órgãos de Turismo, entre eles a Instância de Governança Caminhos dos Príncipes, sua composição, as principais rodovias de acesso, os meios de hospedagem, principais eventos e atrativos turísticos da região. Em seguida, Fenisio colocou as principais ações do Colegiado de Turismo da AMVALI entre elas: 1. Criar inventários dos atrativos turísticos; 2. Incentivar a criação da Rota da Tilápia; 3. Projetos de Sinalização Turística. Devido aos vários pesque-pagues que a região já possui, percebeu-se a necessidade da criação da Rota da Tilápia para fortalecer ainda mais os empreendimentos envolvidos, além de fomentar ainda mais o turismo regional. Elencou também, vários benefícios que os pesque-pague terão com a implantação deste projeto.
Ao final, na votação pela criação da Rota da Tilápia, o projeto foi aprovado por unanimidade pelos presentes. As entidades presentes e participantes do projeto são: AMVALI; Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau; ACIAG; ACIAM; TM Advogados; Secretaria de Turismo de Guaramirim; Secretaria de Turismo de Massaranduba; Pesque-pagues de Guaramirim e Massaranduba; Parque Aquático Recanto dos Lagos.
A próxima reunião está agendada para o mês de setembro na ACIAG.