A entrega dos equipamentos ocorreu na biblioteca mantida pelo SESI junto à fábrica de motores da WEG em Jaraguá do Sul e vai possibilitar aos jovens estudantes melhores condições de estudos e o mais acesso à pesquisas e informações pela internet.
São 10 computadores repassados pela empresa, desmontados e recuperados por alunos do programa de jovens aprendizes mantido pelo SENAI. Após a limpeza, instalação de aplicativos e testes, os equipamentos foram distribuídos a alunos selecionados pela equipe de professores, beneficiando aqueles com média mínima de 8 e frequência acima de 90%. A iniciativa conta ainda com o apoio da Agência de Desenvolvimento de Santa Catarina, do Governo do Estado.
Hilton José da Veiga Faria, diretor de Recursos Humanos da WEG, destacou a medida como um incentivo a mais aos trabalhadores que buscam a formação escolar. “É uma atitude positiva que proporciona a inclusão digital destes alunos e com isso passam a ter mais oportunidade de aprimoramento”, assinala o executivo. Ele ressalta que embora a empresa renove os recursos de informática de acordo com as suas necessidades de atualização tecnológica, os equipamentos passam por uma completa revisão e atualização de sistemas, ficando em perfeitas condições de uso, incentivando a reciclagem e diminuindo o impacto ambiental com o descarte no meio ambiente.
Michael Eberle Siemeintcoski, diretor regional do SENAI, e Jefferson Galdino, diretor regional do SESI, destacaram a importância social da iniciativa e a oportunidade de intensificar a formação básica de jovens e adultos, ações da vice-presidência regional da FIESC visando ampliar o acesso à educação profissional. A WEG foi a primeira empresa a fazer parte do EJA na região e também é pioneira na instalação de uma biblioteca do SESI dentro de uma fábrica.
O programa conta atualmente com 1.177 alunos que fazem parte dos quadros de colaboradores de empresas da região do Vale do Itapocu, e desde 2010 já formou 500 trabalhadores, sendo 288 da WEG.