Em comemoração ao início da Festa Anual das Árvores, membros do Comitê Itapocu, SAMAE, AMVALI e Prefeitura de Corupá fizeram a Trilha Ecológica na Rota das Cachoeiras de Corupá, em parceria com a RPPN Emílio Battistella na tarde de ontem (21).
Primeiramente, o Diretor Executivo da RPPN, Reinaldo Langa explanou sobre a reserva, que no ano de 2002, foi transformada em RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, com área de 100,96 hectares. Em 2010, esta reserva foi ampliada para 1.156,33 hectares. A RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural – Emílio Fiorentino Battistella, também conhecida como “Rota das Cachoeiras” tem uma grande importância ecológica, pois está inserida em um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica e é cenário de pesquisadores de vários Estados, além do fortalecimento no turismo ecológico no Vale do Itapocu. Reinaldo recebeu um exemplar do Atlas da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, para ser utilizado como consulta.
O Geógrafo Felipe de Oliveira palestrou e discutiu sobre as características da Bacia Hidrográfica do rio Itapocu, antes da realização da trilha ecológica, que também contou com o auxílio do Engº Florestal Reinaldo. Os presentes fizeram a rota até a 3° cachoeira, tendo a oportunidade de observar a belíssima paisagem da reserva.