Integrantes da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), da Comissão Central Organizadora (CCO) da 28ª Schützenfest e da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul participam, no sábado (15), a partir das 10 horas, do tradicional Schützenbaum. A concentração ocorrerá em frente à fundação, com desfile pela Avenida Getúlio Vargas, passando pelo calçadão, até a Praça Ângelo Pi…azera. O evento contará com a participação de grupos folclóricos, rainha e princesas, além do personagem Wilfried.
A Schützenfest, ou “festa dos atiradores”, ocorre de 10 a 20 de novembro, no Parque Municipal de Eventos. O Schützenbaum, que representa o lançamento oficial do evento, tem origem nas festividades do Mainbaum, realizadas na Baviera, Alemanha, e significa árvore de maio. Nestas festas, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade. Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão.
As festividades do Mainbaum foram adaptadas para a região e integram o roteiro da Schützenfest, tendo como significado a “árvore dos atiradores”, que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização. O Schützenbaum oficial está instalado no Parque Municipal de Eventos, com as bandeiras do Brasil e Alemanha, da Fundação Cultural, da ACSTVI e das sociedades de tiro promotoras da 28ª Schützenfest, além do brasão do município.
Fonte: Sidnei Macelo Lopes, presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. Fone: 2106-8700.
Crédito das fotos anexas: Aurea Arendartchuck/PMJS