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Rota da Tilápia fortalece o setor

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Integrantes da Rota da Tilápia estiveram reunidos na última semana de outubro junto ao Colegiado de Turismo da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI, para alinhamento das ações do Instituto Rota da Tilápia. A reunião foi realizada no auditório da Associação Comercial de Massaranduba-ACIAM e teve como pauta a discussão do Estatuto, pontos relevantes e objetivos do instituto.

O Instituto Rota da Tilápia tem como objetivo fomentar o produto turístico, implementar melhorias na produção e manipulação gastronômica da Tilápia, além da troca de experiência entre os participantes. A concepção da Rota da Tilápia, tem como principal objeto a criação de uma “Rota Turística” geograficamente localizada entre os municípios de Guaramirim e Massaranduba. Como o foco principal da Rota da Tilápia é o produto turístico, a questão geográfica observada no aglomero de 12 propriedades que ofertam tilápia/gastronomia, ou seja, com atendimento ao turista, é foco primário da Rota da Tilápia.

Estrategicamente o Instituto Rota da Tilápia irá atuar em três frentes respectivamente prioritárias: 1 – A constituição de uma associação entre as propriedades que ofertam tilápia/gastronomia, geograficamente localizadas entre os municípios de Guaramirim e Massaranduba,  2 – Agregar todos os pesque pagues da região, com atendimento ao público e que ofertam tilápia/gastronomia, fora da área geográfica turística (Guaramirim/Massaranduba), a exemplo do Pesque Pague Alcir pertence a área geográfica turística da Rota Alemã e o Pesque Pague Marquesin pertence a área geográfica turística da Rota Italiana e Roteiro de Natureza, 3 – Agregar todos produtores de Tilápia, mesmo sem o atendimento ao público com oferta de tilápia/gastronomia.

A organização da “Rota Turística” irá somar forças e não sobrepor atribuições com as entidades já existentes, a Associação de Piscicultores de Massaranduba – APISMA e a Associação Jaraguaense de Aquicultores – AJA. Como o objetivo principal da Rota da Tilápia é turístico, além de toda troca de tecnologia, processos de produção e preparação gastronômica visando o melhor atendimento ao público, dado este que reforçam os dados da EPAGRI que os pesques pagues são responsáveis pelo consumo de 50% da produção da Tilápia em SC.

 

Fonte: Fenisio Pires Junior – Coordenador do Colegiado de Turismo AMVALI