No dia 06 de março, reuniram-se na sala dos colegiados da AMVALI , o Colegiado de Agricultura, Pesca e Aquicultura da AMVALI.
A secretária executiva da AMVALI Sra. Juliana fez a abertura da reunião cumprimentando a todos e dando boas vindas aos novos gestores bem como apresentando a Sra. Maristela (Analista Tributário da AMVALI) e que estará assessorando este Colegiado.
Dando sequência a reunião foi conversado sobre a NF de Produtor e a adesão a NF Produtor-Eletrônica para produtores rurais. O que foi pontuado pelos secretários e representantes municipais é que esbarra em algumas dificuldades sendo a principal delas a falta de sinal de internet ou a precariedade na qualidade do sinal.
A palavra então foi dada a Srta. Karine (analista ambiental da AMVALI ) e ao Sr.Felipe (consultor técnico do Cadastro de Usuários de Água) para apresentarem as pautas referente ao Cadastro de Usuários de Água, Plano de Recursos Hídricos e do Projeto de Recuperação de Nascentes. Foi esclarecido, o que é o Plano de Recursos Hídricos e comentado sobre a Campanha do Cadastro de Usuários de Água. Referente ao projeto de recuperação Florestal de APPs que contribuem para o abastecimento da bacia hidrográfica do rio Itapocú foi aprovado e os recursos serão de 2,9 milhões. O projeto conta com três metas: a primeira será a mobilização dos agricultores e proprietários de imóveis rurais que possuem déficit de mata ciliar nas nascentes e rios a aderirem ao projeto de forma voluntária. A segunda meta será a elaboração, implementação e monitoramento dos planos de recuperação florestal nos imóveis rurais dos proprietários que assinarem o Termo de Compromisso. Esta meta durará os quatro anos de projeto. A última meta é a Elaboração de Plano Regional para Pagamentos por Serviços Ambientais. Após a explanação foi acordado que cada município deverá dispor de 01 (um) técnico ou equipe técnica para auxiliar na visita e mobilização aos agricultores visando maior adesão dos mesmos para atingirmos um corredor ecológico.
Nos assuntos gerais foi participado os novos gestores sobre o projeto de combate ao Maruim e deixado a palavra livre onde também foi comentado sobre a banana mais doce da região de Corupá e sobre a Fecaplant que acontece nos dias 9 a 11 de junho de 2017.