A Secretaria de Saúde de Schroeder, esclarece que a partir da inauguração do Posto de Saúde, no Bracinho, dia 05/05/2017 às 17h, haverá alteração no local de atendimento (Posto de Saúde) para algumas pessoas, em função da localização e divisão necessária da População por ponto de atendimento, que denominamos de “reterritorialização”. Segundo o secretário da pasta, Orlando Tecila, hoje, considerando os seis ESFs(Estratégia Saúde da Familia) mais a UB (Unidade Básica), existem pontos de atendimento com 4.000 (quatro mil) pessoas e outros com apenas 1.700 (mil e setecentas) pessoas para atendimento. “Essa é uma divisão injusta, que felizmente podemos agora corrigir com a nova inauguração, onde teremos uma das menores senão a menor distância média de deslocamento da população para um Posto de Saúde” esclarece Orlando.
Sendo assim, a partir do dia 08/05/2017, com a inauguração do Posto Bracinho, cada ponto de atendimento (Schroeder I, Rio Hern, Centro Norte próximo a Marisol que continuará com dois pontos e Bracinho) terão, em média, a mesma quantidade, ou seja, aproximadamente 2.800 pessoas para atendimento. No Posto Central, haverá um grupo maior, pouco acima de 3.000 pessoas, mas para isso haverá o apoio da Unidade Básica. Panfletos com as informações da nova distribuição estão sendo deixados nas casas dos moradores que terão sua unidade de atendimento alterada.
Ainda segundo Orlando, o feito será positivo: “Esta divisão beneficia uma grande quantidade de pessoas, melhor acolhimento e acesso a consultas. Toda mudança mesmo que seja amplamente para melhor, gera algum desconforto. Por isso, os poucos que hoje precisam mudar de local de atendimento, sintam-se tranquilos, pois seus cuidados serão mantidos” afirmou.
Cada ponto de atendimento citado, possui igualmente, um Médico(a), uma Enfermeira, duas Técnicas de Enfermagem, uma Recepcionista e Serviços Gerais, contando ainda com o apoio da Unidade Básica nos casos de urgências e emergências. Além da farmácia central, o município ainda possui dispensário para medicamentos em Schroeder I e Rio Hern, levando medicamentos a mais de 500 pessoas nos Grupos Hiperdia e Renovar, em cada reunião mensal no seu Bairro. A administração esta empenhada em ampliar este atendimento, através de dispensários, também para outros Bairros, porém como isto implica em grande quantidade de formalidades legais, ainda não há esta autorização.
Fonte: Assessoria de Planejamento Prefeitura de Schroeder