O prefeito João Gottardi esteve nesta quarta-feira (26) em Florianópolis onde participou de reuniões com representantes do governo do Estado para solicitar agilização do convênio para o repasse de recursos provenientes do Fundeb e do salário-educação para a Escola de Ensino Fundamental São José. A unidade, que era administrada pelo Estado, teve anúncio de fechamento no fim do ano passado. Atendendo ao apelo de pais e alunos, a Prefeitura assumiu no começo do ano a responsabilidade pela administração da escola que foi municipalizada.
O ano letivo em Corupá iniciou em 13 de fevereiro e os 550 alunos matriculados do 1º ao 9º ano da escola puderam continuar estudando no local com equipe de professores e funcionários contratados pelo município. Ficou a cargo do Estado o estabelecimento de dois convênios, o primeiro assinado no começo de fevereiro, em que a Secretaria de Estado da Educação permitiu que o município passasse a administrar a Escola São José por meio de parceria educacional estado-município.
Um segundo convênio, que ainda preciso ser firmado pelo governo estadual, é para que o repasse dos recursos que virão do Fundeb e salário-educação sejam transferidos do Estado para a Prefeitura de Corupá. Por conta da demora no governo estadual em firmar o convênio, acarreta em despesas para o município para manter a escola. Por conta disto, o prefeito esteve hoje em Florianópolis onde com o apoio do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Darci de Matos ajustar os últimos detalhes para o convênio com o Estado.
“Honramos com nosso compromisso de impedir que a Escola São José fosse fechada, agora precisamos que o governo estadual faça sua parte e realize o convênio para o repasse dos recursos que são de direito da escola”, destaca o prefeito elogiando o apoio do deputado Darci de Matos para agilizar o convênio.
Na próximo semana o prefeito Gottardi retorna a Florianópolis para participar de reunião com o diretor de articulação nos municípios da Secretaria de Estado da Educação Osmar Matiola para buscar a finalização do termo de convênio.
Reunião com prefeitos
Ainda nesta quarta-feira, o prefeito João Gottardi participou de reunião de prefeitos com o presidente da Assembleia Legislativa Silvio Dreveck. Entre os assuntos discutidos esteve a orientação sobre os projetos que podem receber recursos do Fundam para serem liberados ainda este ano. Estes recursos vem a fundo perdido e podem ser utilizados nas áreas de infraestrutura e obras para pavimentações, construção de pontes e para aquisição de máquinas e equipamentos.
Fonte: Assessoria de imprensa – Prefeitura de Corupá