O Escritório Municipal da Epagri de Corupá, com apoio da Asbanco e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Corupá promoveu uma Tarde do Campo, na última quinta-feira (26), na Unidade de Referência Tecnológica, localizada na propriedade de Álvaro Gessner, na Tifa dos Palmitos- Estrada Felipe Schmidt, na localidade do Rio Novo, com a participação de 35 pessoas.
A programação começou às 13h30min, com a presença do vice-prefeito de Corupá Arno Neuber e sua esposa, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marcos Martini, o Presidente da Asbanco Adolar Benkhe, o Secretário Executivo Regional do SC-Rural, Hector Haverroth, a Extensionista Rural da Epagri de Guaramirim, Camila Golba e a Engª Agrônoma Josiane Madruga, da Empresa Mankhe Plantas Ornamentais.
Segundo George Livramento, Engenheiro da Epagri de Corupá, o objetivo do evento foi capacitar os participantes sobre diversos temas: conhecer a Unidades de Referência Tecnológica em Renovação de Bananais (U.R.T.) de “Grand Naine”, aspectos da técnica de renovação de bananais, a produção de composto orgânico de engaços de banana, o manejo de ácaros da folha, o manejo do solo proposto, incluindo plantas de cobertura e a adubação química e a avaliação da produtividade alcançada.
Os participantes percorreram a propriedade, onde foram demonstradas as técnicas de manejo de solo com plantas de cobertura de solo, adubação em área total com produtos simples, plantio de mudas por divisão de rizoma em áreas novas na propriedade, que estão sendo renovadas pelo método da URT.
Na segunda etapa, houve demonstração do uso do pulverizador eletroestático da Empresa Bell, uma novidade tecnológica na redução da deriva durante as aplicações e diminuição da calda usada.
Depois, o grupo conheceu a compostagem de engaços de banana com cama de aviário, durante a palestra do Engº Agrônomo da Prefeitura de Corupá Lucas Trevisan e do Técnico Agrícola da Asbanco Kevin Cubas, que apresentaram esta solução para o aproveitamento dos engaços de banana produzidos na casa de embalagem, na formulação de um composto orgânico de elevado teor de nutrientes para o bananal.
Para finalizar, houve palestra do Engº Agrônomo da Epagri de Corupá, George Livramento, sobre os resultados econômicos da Unidade de Referência, bem como a explanação do agricultor e colaborador Álvaro Gessner sobre sua impressão sobre o novo manejo do bananal.
“Um dos resultados mais expressivos é o retorno do equilíbrio do solo do bananal, o aumento da produtividade de 22 ton/Há para 70 ton/há, com redução de até 15% nos custos com adubação”, destaca o engenheiro George Livramento.
Esta unidade teve o apoio financeiro do Projeto SC Rural, com apoio logístico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Asbanco. Uma série de tecnologias desenvolvidas pela Estação Experimental da Epagri de Itajaí, foram implantadas pelo Escritório Municipal da Epagri de Corupá, em parceria com o proprietário, nesta unidade de Corupá.
Este conjunto de tecnologias foi recentemente reconhecido pela FAO como algo inovador e que deve ser replicado nos diversos países onde a bananicultura é apoiada pela entidade, estando disponível em sua plataforma na internet.
Fonte: George Livramento – Engenheiro Agrônomo Epagri/ Corupá