Está prevista para instalação em 2020 em Barra Velha uma subestação de energia elétrica de 138kv, sendo a subestação responsável pela distribuição da energia elétrica do município. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 16, na consulta pública realizada pela Celesc Distribuição sobre o programa de obras para o qual está solicitando financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com ênfase nos impactos ambientais e ações mitigadoras. O evento foi aberto ao público na Associação Empresarial de Joinville – ACIJ. Participaram da audiência púlbica o prefeito Valter Zimmermann, o vice-prefeito Fábio Brugnago, o secretário de Planejamento Marcelo Cunha, o presidente da FUMDEMA Leandro Haupt e o diretor da Câmara de Vereadores Claudionor Arbigaus.
Antes de chegar às casas, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas estações, onde equipamentos chamados transformadores fazem o aumento ou a diminuição da tensão. A instalação da subestação vai permitir uma melhor estabilização do sistema elétrico no município além de aumentar consideravelmente a reserva de energia, frente a crescente demanda em Barra Velha.
A subestação é uma necessidade antiga do município, que há cerca de 30 anos solicita sua instalação junto a CELESC, “Vem na hora certa em que o município precisa gerar emprego e acabar com as frequentes quedas de energia elétrica”, comemorou o prefeito Valter.
Em todo o estado o financiamento do BID poderá viabilizar 20 novas subestações, ampliação de 31 subestações existentes e a instalação de 341 km de novas linhas de distribuição nas tensões 69 e 138 kv. O conjunto de obras contempladas no financiamento BID corresponde a aproximadamente 60% do total de obras a serem executadas no quinquênio 2018-2022.
Fonte: Imprensa PMBV