Aconteceu no último sábado, 3, reunião entre moradores próximos à Praia da Península juntamente com o corpo técnico da Prefeitura de Barra Velha, com o objetivo de esclarecer dúvidas da população em relação a situação emergencial de ressaca, além de debater questões ambientais e legais da área da Península.
Participaram da reunião o vice-prefeito Fábio Brugnago, o vereador Marcelo Nogaroli, o presidente da Fundema, Leandro Haupt, o diretor da Defesa Civil local, Elton Cunha, o secretário de Planejamento, Marcelo Cunha e o secretário de Obras, Waldemar Paiva. A iniciativa de realizar a reunião para debater questões ambientais na Praia da Península surgiu a pedido dos moradores, por meio do vereador Marcelo Nogaroli.
O vereador Marcelo abriu a reunião esclarecendo sobre a necessidade do apoio dos moradores, além de solicitar, que apesar de eventual descrédito relativo a situações passadas, os moradores possam se unir ao poder público municipal, em torno de um novo projeto.
O vice-prefeito Fábio esclareceu aos presentes o interesse do município em recuperar a área, através de projetos de longo prazo, que sejam economicamente viáveis e ambientalmente bem elaborados, a fim de não comprometer o complexo sistema marítimo local, vindo a comprometer outras áreas ainda não afetadas.
Brugnago aproveitou ainda a oportunidade para esclarecer a comunidade sobre o andamento da ampliação do Molhe Sul da Boca da Barra que teve o projeto executivo finalizado e entregue a SPU, FATMA e ADR esta semana, e em breve irá a licitação, prevendo inicialmente a conclusão da 1ª etapa até fim do ano e que deve favorecer a península, com depósitos de areia ao longo dos anos.
Na sequência o secretário de Planejamento Marcelo Cunha lembrou da importância da área da península e a sua influência na área turística e econômica do município, bem como da necessidade da elaboração de um projeto que seja adequado ao turismo e as questões urbanísticas.
O Diretor da Defesa Civil Elton esclareceu os presentes sobre a situação de emergência, informando que a documentação foi enviada a Defesa Civil Estadual e depende de complementação, para que seja homologada. Cunha lembrou ainda que os atingidos pela ressaca devem procurar o município até 7 de junho para mais esclarecimentos.
O Presidente da Fundema Leandro esclareceu as questões ambientais relativas a península e a importância da participação popular num futuro projeto, de recuperação da área degradada, que envolva não só a praia, mas a lagoa e todo e seu entorno.
Por fim, o secretário de Obras Paiva, após solicitação dos moradores e do Vereador Marcelo, se comprometeu em fazer um mutirão de limpeza da rua, retirada de areia depositada pelo mar na última ressaca, roçada e garantiu dar atenção maior a limpeza da praia que sofre constantemente com as cheias do Rio Itapocu.
Após a explanação dos representantes do poder público municipal e muitas manifestações dos presentes, ficou definido a formação de uma comissão popular de moradores para acompanhamento de projetos por parte do município, que visem a recuperação da orla e contribuam para o desenvolvimento turístico e econômico de Barra Velha.
Fonte: Portal do Município de Barra Velha