O aniversário de Corupá é comemorado no dia 7 de julho, mas a programação dos 120 anos de fundação da cidade já começa no próximo fim de semana. A tarde de sábado (24) será recheada de eventos que valorizam a cultura alemã e a integração entre a comunidade com a definição dos Reis do Tiro e da Rainha dos 120 anos. A programação começa às 14 horas com desfile das sociedades de tiro da cidade saindo da Secretaria de Educação e Cultura indo até o salão paroquial da Igreja São José. No local haverá competição de tiro, apresentações folclóricas e musicais e baile. O ponto alto da comemoração será o concurso para seleção da Rainha dos 120 anos de Corupá e apresentação das majestades do tiro.
A entrada será gratuita, sendo vendidos doces, salgados e café promovido pela Associação de Pais e Professores (APP) do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Corupá (Cejac) com serviço de bar coordenado pela Associação Corupaense de Futebol Americano Buffalos.
Na próxima semana, a Secretaria de Educação e Cultura vai divulgar os outros eventos que integram a continuação da programação dos 120 anos de Corupá.
Confira a Programação:
14h – Desfile das Sociedades, com saída da Secretaria de Educação e Cultura até o salão paroquial da Igreja São José, acompanhada da Banda Jazz Band Elite.
14h30 – Sorteio e início da Competição de Tiro.
14h30 às 15h30 – Apresentação da Banda Jazz Band Elite.
15h30 às 16h – Apresentação de dança do Grupo Folclórico Bergland.
16h às 18h – Tarde dançante.
18h – Desfile de Escolha da Rainha dos 120 Anos de Corupá.
19h – Apresentação das Majestades de Tiro ao Alvo e a Rainha dos 120 Anos de Corupá.
Das 19h30h a meia-noite – Baile.
Sobre Corupá
Corupá foi fundada em 7 de julho de 1897, com o nome de Hansa Humboldt, em homenagem ao naturalista alemão Alexander Von Humboldt e a Companhia Hanseática de Colonização de Hamburgo, que visava colonizar o Estado.
A data de fundação refere-se ao dia em que os alemães Otto Hillbrecht e Wilhelm Ehrhardt compraram os primeiros lotes coloniais. Estes pioneiros, vindos da Alemanha, desembarcaram em São Francisco do Sul no dia 30 de junho de 1897 e chegaram a Hansa Humboldt vindos de barco pelo Rio Itapocu.
Corupá foi colonizada principalmente por imigrantes alemães, italianos e poloneses. Ao longo dos 120 nos de história, apresenta de forma mais enfática a tradição e a cultura descendente de alemães, desde a alimentação e costumes, como também aspectos artístico-culturais.
Em 1º de janeiro de 1944, o nome Hansa Humboldt mudou para Corupá, que em língua indígena significa “lugar de muitas pedras”. A mudança do nome por conta da política nacionalista do presidente Getúlio Vargas. O município de Corupá foi criado em 21 de junho de 1958.
Corupá é a Capital Catarinense da Banana e também tem como forte o cultivo das plantas ornamentais. O município também mantém atividades no ramo industrial com empresas na área moveleira, metalúrgica, eletro-eletrônica e têxtil.
Entre as atrações turísticas da cidade estão as cachoeiras, dentre estas o Parque Rota das Cachoeira, as montanhas e os lugarejos do interior, além do Seminário Sagrado Coração de Jesus que sedia eventos durante o ano todo.
Fonte: PMC