Já está definida a empresa responsável pela elaboração do Plano de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do município. A empresa vencedora da licitação pelo valor de 42 mil reais, Evolua Ambiental, vai executar o plano que visa diminuir o impacto de enchentes que atingem o município. A ferramenta de planejamento e gestão vai alcançar a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população. Na prática, o Plano vai orientar o executivo mostrando as áreas que precisam do serviço e a forma correta de execução de drenagem nesses locais.
Para definir os principais pontos de risco do município e estabelecer as primeiras ações do Plano de drenagem, reuniram-se na última quinta-feira, 22, representantes da empresa Evolua Ambiental, responsável pela elaboração do Plano, o diretor da Defesa Civil, Elton Cunha, representantes dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico, representantes da Secretaria de Planejamento e Secretaria de Saúde, membros da Amvali, da Casan, além da presença do parlamentar Marcelo Nogaroli. Na reunião, a região da Quinta dos Açorianos e as imediações da Rua Evaristo Lopes Dutra, em Itajuba, foram definidos como os pontos críticos da cidade que necessitam de ações emergenciais.
O Plano de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas abrangerá as áreas urbanas do município e terá, no mínimo, os seguintes tópicos: diagnóstico com indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos; a elaboração do estudo populacional, o prognóstico das necessidades, a definição de programas e ações para atendimento; as ações para emergências e contingências e a definição dos mecanismos de avaliação.
Fonte: Imprensa PMBV