O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, assinou na tarde desta quarta-feira (19), a Lei Complementar 16/2017, que estabelece nova estrutura administrativa à Fujama. A assinatura da Lei aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete e foi acompanhada pelos servidores que atuam na Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente e por alguns vereadores.
Na avaliação do diretor presidente da Fujama, Normando Zitta Junior, ter a lei que cria os quadros próprios da Fundação é uma conquista esperada há muito tempo. Até agora, os servidores que atuam na Fundação eram emprestados da Prefeitura e, a cada final de gestão, ficavam sem ter a garantia de que retornariam para as suas funções no órgão de origem ou seriam novamente cedidos para a Fujama. “Isso dá mais eficiência e a certeza da continuidade do trabalho destes profissionais”, enfatizou Zitta.
Além disso, outro fator importante desta Lei é a diminuição do número de cargos comissionados na Fujama. A nova estrutura diminuiu de 15 para nove o número de comissionados, o que gera uma economia entre R$ 25 mil a R$ 30 mil mensais com a folha de pagamento. O diretor presidente citou ainda que a Fujama só não foi extinta em gestões anteriores por causa da seriedade do trabalho desempenhado pelos servidores. “Temos uma estrutura enxuta, mas conseguimos produzir este ano, 17% a mais do que no mesmo período do ano passado, com 15% a menos de pessoal, o que demonstra a seriedade e o empenho dos servidores”, acrescentou.
A Lei da Fujama foi criada a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público e feita com a participação dos vereadores, que entenderam a proposta e aprovaram a matéria recentemente.
Ao falar sobre a criação da Lei, o prefeito Antídio Aleixo Lunelli citou o ex-presidente Leocádio Neves e Silva (in memorian) que contribuiu muito para a estruturação da Fujama. Acrescentou que as questões ambientais devem ter atenção especial, com bom senso, dentro da legalidade, moralidade e justiça. “A Fujama, hoje, é motivo de orgulho na nossa comunidade, e é uma das mais fortes e estruturadas de Santa Catarina”, mencionou.
Fonte: PMJS
Segue entrevista abaixo com o diretor presidente da Fujama, Normando Zitta Junior e fotos da assinatura