A Prefeitura de Corupá firmou na semana passada termo de fomento com a Associação de Bananicultores de Corupá (Asbanco) para o repasse de R$ 48 mil divididos em parcelas de julho a dezembro deste ano para o projeto de assistência técnica e certificação para as famílias produtoras de banana e fortalecimento da bananicultura de Corupá. Estiveram presentes na assinatura do termo, o prefeito João Carlos Gottardi, o presidente da Asbanco Adolar Behnke, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Marcos Martini, o secretário de Administração e Fazenda Silvio Richardt e o assessor jurídico Lucinano Cani.
No plano de trabalho do termo de fomento está previsto que o repasse de seis parcelas mensais de R$ 8 mil que serão utilizadas para a contratação de equipe técnica para o atendimento aos bananicultores, manutenção mecânica e auxílio combustível, certificação de unidades de produção e de consolidação, monitoramento da sigatoka, auxílio no processo de desenvolvimento territorial da Indicação Geográfica (IG) da “Região de Corupá”, entre outros.
Atualmente a bananicultura corupaense possui grande expressão, sendo o principal produto agrícola do município, com cerca de 5.500 ha de produção envolvendo mais de 600 famílias que cultivam a fruta. As propriedades rurais caracterizam-se por serem de pequeno porte, com média de oito a 10 hectares, com mão de obra exclusivamente familiar.
Devido à grande importância da bananicultura, surgiram no município organizações de relevante importância social, como é o caso da Asbanco, entidade sem fins lucrativos, fundada em julho de 1994 e que tem como objetivo auxiliar os agricultores em busca de melhores condições para sua permanência no campo e que permite aos bananicultores atuarem de forma organizada na busca do desenvolvimento sustentável da atividade.
fonte: Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente Marcos Martini, contato 3375-1902