You are currently viewing 6ª Conferência Municipal de Saúde apresenta propostas de melhorias na saúde de Barra Velha

6ª Conferência Municipal de Saúde apresenta propostas de melhorias na saúde de Barra Velha

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A 6ª Conferência Municipal da Saúde reuniu cerca de 200 pessoas na última sexta-feira, 21, na Sociedade Recreativa de Barra Velha. Os servidores da Semus apresentaram as atividades desenvolvidas pela atual gestão e, com a participação da comunidade, debateram sobre mudanças e soluções para os próximos anos.

Na ocasião, foi apresentado ao público o novo software que deve ser implantado no município para contribuir na coleta de dados dos pacientes. A nova plataforma oferece maior controle sobre os serviços prestados pela saúde municipal.

As propostas e alternativas discutidas e votadas pelo público presente foram divididas em cinco categorias:

? ATENÇÃO BÁSICA: teve foco na revisão do plano de cargos e salários dos profissionais da atenção básica e estímulo a qualificação/formação na área, o fortalecimento do conselho municipal de saúde e a criação dos conselhos locais de saúde, a aquisição de veículos exclusivos para a atenção básica e um odontomóvel, projetos e construções de mais duas unidades básicas de saúde, reformas de academias e o Projeto de Lei para oferta de kits de higiene bucal obrigatória, principalmente para a população em risco.

? MÉDIA COMPLEXIDADE: repensou na utilização dos recursos do MAC para compra de serviços contratuais na região conforme portarias vigentes (procedimentos, cirurgias, consultas), a priorização para as especialidades otorrinolaringologia, endocrinologia e urologia, a contratualização com APAE para serviço de reabilitação (estrutura física da APAE com equipamentos e profissionais da SEMUS), o aumento de cotas de faixa das próteses dentárias e o suporte de convênio para viabilizar o pagamento de subvenções a AAPEC para tratamento dos pacientes oncológicos (atendimento clínico aos pacientes, exames laboratoriais, manutenção, transporte).

? GESTÃO: foi abordado a reestruturação administrativa da Secretaria Municipal de Saúde (organograma, cargos, atribuições, requisitos para os cargos), a reforma do PA em caráter de urgência, o planejamento para a construção de um hospital de pequeno porte, a aquisição de serviços de manutenção preventiva para toda a frota da saúde e a implementação de um programa de educação continuada, por meio de convênio com universidades para todos profissionais de saúde da rede pública.

? VIGILÂNCIA EM SAÚDE: abordaram a possibilidade da separação da vigilância epidemiológica da unidade sanitária municipal, também a construção de um núcleo de vigilância em saúde, a inclusão na lei municipal para o cargo de coordenador da unidade sanitária que contenha formação profissional na área da saúde, a contratação de um médico veterinário para a vigilância em saúde devido ao grande número de casos de suspeita de raiva em animais de pequeno porte e o investimento em campanhas publicitárias municipais voltadas para a saúde.

? ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA: entre os vários temas discutidos neste tópico, foi proposto a construção de uma central de abastecimento farmacêutico que atenda às necessidades do município por um período de no mínimo vinte anos e também a construção de um departamento para a Assistência Farmacêutica (DAF) para gestão, a atualização da relação municipal de medicamentos essenciais conforme a relação nacional de medicamentos essenciais e o perfil epidemiológico do município e instituir a comissão de farmácia e terapêutica (CFT) com participação multiprofissional para discussões e aperfeiçoamento do setor.

         Participaram da conferência o prefeito Valter Zimmermann, a primeira-dama Sol Cruz, o Secretário da Saúde, Rovâni Delmonego, o gerente de Planejamento Regional, Roland Ristow Junior e o assessor técnico do Conselho das Secretarias de Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi.

Com estes temas abordados e discutidos a Secretaria de Saúde irá avaliar os métodos atuais para então nortear e se adequar a um rumo de mais qualidade para a aúde municipal, levando em consideração o atendimento aos pacientes e a valorização da vida.

Por conta do tempo e da grande demanda de assuntos discutidos no evento, não foi possível realizar a eleição do Conselho Municipal de Saúde que será feita em uma nova oportunidade a ser prevista ainda pela gestão da Secretaria de Saúde.

 

Fonte: Portal do Cidadão Barra Velha