You are currently viewing Inscritos no Projeto Cinturão Verde participam de capacitação
Cinturão Verde

Inscritos no Projeto Cinturão Verde participam de capacitação

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Produtores rurais inscritos no Projeto Cinturão Verde da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Jaraguá do Sul, participam de uma capacitação na Estação Experimental da Epagri de Itajaí, nesta quarta-feira (2). O objetivo é oferecer subsídios ao grupo de 28 produtores que já aderiram ao projeto recém lançado pelo Município.  “Durante as festas do colono em julho, lançamos o programa e fizemos as primeiras adesões”, explica o secretário Daniel Peach, acrescentando que as inscrições continuam abertas e podem ser feitas por meio presencial na sede da Secretaria – na Rua Ângelo Rubini –, ou via página da Prefeitura de Jaraguá do Sul na internet. “Na Estação da Epagri de Itajaí estão os melhores pesquisadores de Santa Catarina e nós queremos que os agricultores jaraguaenses recebam as informações técnicas por meio desta parceria”, informa. Para acompanhar o desenvolvimento do Cinturão Verde, os técnicos da Epagri de Itajaí devem vir a Jaraguá do Sul uma vez por mês, segundo o secretário. O Cinturão Verde tem como principal finalidade incentivar a produção de hortaliças nas propriedades rurais, buscando diversificar a produção por meio de cultivo protegido em estufas, que estão sendo adquiridas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento. De acordo com o projeto, as estufas terão 50 metros de comprimento, com três de altura, motobomba e mangueira para irrigação e cada conjunto está avaliado em aproximadamente R$ 3 mil. Existe ainda o segundo modelo com cobertura de cerca de seis metros e valor aproximado de R$ 3,9 mil.  

SERVIÇO DE INSPEÇÃO

Logo após a abertura da capacitação em Itajaí, na manhã desta quarta-feira (2), o secretário Daniel Peach se deslocará a Florianópolis, na sede regional do Ministério da Agricultura e Abastecimento, onde fará o pedido de reconhecimento de equivalência para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Peach destaca que a expectativa é muito boa, para que ainda este ano, o município esteja credenciado. “Com isso, empreendedores que trabalham com produtos de origem animal, poderão vender suas mercadorias além dos limites municipais, abrindo espaço para a comercialização em cidades vizinhas e em todos os estados da Federação”, informa.  Atualmente, quem trabalha com produtos de origem animal em Jaraguá do Sul, só pode vender a produção no município.  Em fevereiro deste ano, esteve em Jaraguá do Sul, o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Fernando Luiz Freiberger, que orientou os profissionais da Secretaria sobre a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Atualmente, existem no município 26 agroindústrias de produtos de origem animal cadastradas.  

PROJETO SANEAR

Daniel Peach terá uma reunião com o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Carlos Chiodini, para apresentar o projeto denominado Sanear, que visa a instalação de fossas e filtros em propriedades rurais de Jaraguá do Sul. A intenção é buscar apoio do Governo do Estado por meio do parlamentar jaraguaense. Primeiramente, de acordo com Peach, a intenção é levar o saneamento básico às propriedades rurais da região do Garibaldi, onde existem cerca de mil residências acima da estação de tratamento de água do Samae. 

MELHORAMENTO GENÉTICO

Nesta quarta-feira (2), o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento receberá em Florianópolis, da Secretaria de Estado da Agricultura, um kit de inseminação artificial, que contém, além dos equipamentos, um botijão com sêmens para o melhoramento genético do rebanho bovino.
  Segue abaixo a entrevista, sem edição, com o secretário Daniel Peach sobre estes assuntos.   Outras informações, pelo telefone 99705-0017