O histórico sobre a Mata Atlântica, a biodiversidade e a importância de sua preservação estão entre os temas das aulas de educação ambiental que foram retomadas de uma forma mais abrangente e didática depois de mais de um ano nas quatro escolas municipais de Corupá numa parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente. As aulas de educação ambiental são direcionadas para 11 turmas de 4º ano das quatro escolas municipais da cidade sendo ministradas pela educadora ambiental Francieli Bronstrup com o auxílio da chefe de meio ambiente Thayane Gomes Melin.
A secretária de Educação e Cultura de Corupá Miriam Taufenbach, ressalta que as aulas de educação ambiental estão ocorrendo em forma de projeto sendo que o objetivo é abranger mais turmas para 2018 com a ampliação da carga horária da professora responsável. “A educação ambiental é uma forma de incentivar as novas gerações para preservar a natureza sendo também uma maneira de praticar a interdisciplinaridade e a sustentabilidade dentro e fora da sala de aula” comenta.
De uma maneira muito interativa e dinâmica com vídeos, jogos e aula ao ar livre, a educação ambiental tem como objetivo envolver os alunos com o tema “Você e a Mata Atlântica” sendo que o conteúdo será repassado em cinco palestras de agosto e a novembro, encerrando com uma visita guiada ao Parque Rota das Cachoeiras.
Segundo a educadora ambiental Francieli Bronstrup, as aulas têm como objetivo conscientizar os estudantes nesta faixa etária dos nove aos 10 anos sobre a importância de preservar o pouco que ainda resta da Mata Atlântica que está presente em 17 estados brasileiros sendo um dos biomas com maior diversidade do País. Atualmente a área de Mata Atlântica fica em torno de apenas 7% da original desde a colonização do Brasil.
A flora da mata atlântica é muita rica em espécies endêmicas (restritas a determinada região geográfica), entre as quais estão o pinheiro araucária, o pau-brasil, o jequitibá entre outras que são também ameaçadas de extinção. A devastação da Mata Atlântica corre paralela à história econômica do Brasil. Cada ciclo econômico correspondeu ao desaparecimento de uma grande parcela da mata. Apesar de muitas áreas serem consideradas regiões de preservação ambiental com mais de 450 espécies de árvores diferentes, esse bioma ainda sofre com o desmatamento.
Fontes: Secretária de Educação Miriam Taufenbach e educadora ambiental Francieli Bronstrup , contato 3375-1399