A mobilização aconteceu nessa quarta-feira (9/08), às 19h30min no Salão da Capela Santo Antônio, com a presença dos agricultores, Técnicos da AMVALI, EPAGRI e Prefeitura de Massaranduba.
O Secretário de Agricultura de Massaranduba Vilson Eischtadt fez abertura e salientou a importância da atuação do Projeto Mananciais para os agricultores da Bacia do Rio 7 de Janeiro, evidenciando os benefícios que os mesmos receberão no caso de adesão. Também reiterou o apoio do Município ao Projeto pois a recuperação das nascentes e matas ciliares traz melhorias para a população de toda Massaranduba.
O Projeto Mananciais é fruto do Fundo Nacional do Meio Ambiente e foi apresentado pela Engenheira Florestal Karine Holler e o Geógrafo Felipe Augusto H. D. Oliveira.
Em Massaranduba, a bacia prioritária para recuperação e conservação da água é a do Rio Sete de Janeiro. Serão contempladas as propriedades rurais que possuem até 192 morgos e que estejam localizadas acima da captação de água do munícipio.
Os agricultores foram convidados a participar do Projeto Mananciais, este que traz o benefício da recuperação de nascentes e margens dos rios nas propriedades com custo zero para os proprietários. Ainda na palestra foi evidenciada a importância da preservação e recuperação dessas áreas para a produção de água, conservação do meio ambiente, bem como para a regularização ambiental das propriedades.
Além de Massaranduba, os demais municípios que compõe a Associação dos Municípios do Vale o Itapocu também serão contemplados com o Projeto Mananciais. A próxima reunião correrá em Schroeder no dia 30 de agosto, às 19h no Salão Vitória.
Fonte: Assessoria de Meio Ambiente da AMVALI
Mais informações: mananciais@amvali.org.br