A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, é parceira do Sesi e demais entidades locais no projeto Blue Zones e acompanhará a visita que os técnicos da empresa Healthways farão ao município a partir desta terça-feira (29) até quinta-feira (31). Três técnicos vindos dos Estados Unidos, mais três brasileiros da Heathways e o vice-presidente da empresa estarão em Jaraguá do Sul para tratar da possível classificação do município como um dos lugares do Mundo onde as pessoas vivem mais de 100 anos.
Segundo a Heathways, após se perceber que habitantes de certas regiões possuíam uma expectativa de vida superior à média mundial, foi feito um estudo detalhado sobre hábitos, comportamentos e interação como o meio ambiente junto aos moradores dessas localidades. A partir desse estudo foram identificados os fatores responsáveis por essa longevidade e criado um programa para difundir e enraizar, de maneira planejada, essas condições saudáveis em outras comunidades.
A solução foi concebida a partir da identificação de regiões em diversos países que apresentavam altos índices de longevidade. Em algumas cidades, o percentual de pessoas com mais de 100 anos era três vezes superior à média mundial. Durante dez anos foram estudados hábitos, comportamentos e a interação com o meio ambiente em localidades da Grécia, Japão, Itália, Estados Unidos e Costa Rica onde essa situação foi observada.
Uma equipe de pesquisadores, formada por médicos, antropólogos, demógrafos e epidemiologistas, descobriu nove características comuns que contribuem para a obtenção de 12 anos extras de vida, independentemente da localização geográfica.
Nove importantes fatores foram identificados como fundamentais para a longevidade. Dentre eles estão: a prática de exercícios físicos, alimentação com vegetais, a ingestão de vinho, a religiosidade e a socialização. Jaraguá do Sul é um dos municípios que pode receber o título de Blue Zones, por algumas características semelhantes aos já estudados.
O município se caracteriza pelo seu perfil empreendedor e associativista, com 36% do seu PIB vindo do setor industrial, que é responsável pela maioria dos investimentos privados sociais e pela maior parte dos empregos. Tem, também, um dos melhores IDHs do Brasil.
De acordo com dados do Sesi, no campo da prática da atividade física, são várias ações como a ginástica laboral, onde cerca de 20 mil pessoas praticam ao menos dez minutos de exercícios diários durante a jornada de trabalho. Passa de 10% o número de pessoas que frequentam academias, enquanto que no restante dos municípios brasileiros a média de população que frequenta este tipo de local é de 4%. A cidade tem um vasto calendário de provas anuais e um grande número de grupos de corrida de rua. Tem ainda uma das melhores rampas para saltos em parapente do Brasil.
Grupos de pedal, de caminhadas, esportes radicais, atendimento aos grupos de idosos, 22 academias ao ar livre, 82 áreas de lazer, rota da fé, Morro Boa Vista, Parque Malwee, polos esportivos e outros projetos com estudantes como Proerd e Proeva, programas e entidades de apoio e de voluntários como CVV, Ama, Apae, Centro de Convivência, Rede Feminina, entre outros, centros universitários, hospitais filantrópicos bem estruturados, eventos culturais como o Femusc, Feira do Livro, Jaraguá em Dança, Concurso de Declamação, Schützenfest, sociedades e clubes de tiro, museus e o clima subtropical são outros fatores que contribuem muito para a qualidade de vida e a longevidade da população.
PROGRAMAÇÃO DA VISITA DA EQUIPE BLUE ZONES
DIA 29.08
12 horas – chegada em Jaraguá do Sul e almoço de recepção no Hotel Kayros
15 horas – apresentação do projeto na Acijs
16h30 – Apresentação de Jaraguá do Sul para os técnicos – Acijs
17h30 – Visita a Scar
18h30 – Coquetel Piano’s Bar Scar
DIA 30.08
7h30 – Café da manhã, no CEJAS
9 horas – Visita ao Distrito de Inovação
9h30 – Visita ao Centro Universitário
10 horas – Visita ao Parque Malwee
11 horas – Visita a Chiesetta Alpina
11h30 – Visita Morro Boa Vista
12h30 – Almoço no refeitório da WEG
14 horas – SESC – entrevistas Blue Zones
15 horas – Visita a Igreja Luterana
16 horas – Visita a Igreja Matriz São Sebastião
17 horas – Visita ao SESI/SENAI
14 horas – Visita Bombeiros Voluntários
15 horas – Visita Hospital São José
16 horas – Visita 14º BPM
19 horas – Jantar Restaurante Hotel Kayros
DIA 31.08
8 horas – Café da manhã Hotel Kayros
9h30 – Visita ao SESI
11h30 – Recreativa Duas Rodas
12h30 – Deslocamento ao Aeroporto de Joinville
Mais informações com Neivor Bussolaro – Diretor de Desenvolvimento Econômico – 2106-8259, e com Jeferson Galdino – Diretor do Sesi de Jaraguá do Sul.