A Secretaria Municipal de Educação e Cultura inicia na próxima quinta-feira (14) o Projeto “Preservar Livro e Leitura” 2017. A iniciativa cultural, permite aos alunos trocarem material reciclável por livros de literatura infantil. A cada um quilo de material reciclável (plástico, papel, papelão, pet) recolhido, o aluno troca por um livro. Na semana passada estiveram reunidos diretores, coordenadores pedagógicos e recicladores no auditório da Escola Municipal São José para apresentação do Projeto “Preservar Livro e Leitura” deste ano.
O projeto “Preservar Livro e Leitura” é desenvolvido pelo Instituto Evoluir de Blumenau, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá. É patrocinado pelo Grupo Lunelli e Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, em que empresas deduzem imposto de renda. Em 2016, o projeto completou 10 anos.
Em Corupá, está na terceira edição. O projeto iniciou em 2015 com nome de “Livro Livre” e nas duas edições foram coletados 25.530 Kg de reciclados. A primeira edição foi no período de 16 de abril a 30 de junho de 2015, totalizando 12.995 Kg em recicláveis. Em 2016, ocorreu de 7 de abril a 16 de junho, com 12.534 Kg.
O objetivo principal do projeto é formar leitores e possibilitar que a criança conquiste seus livros, por meio de uma ação educativa de preservação e conservação do meio ambiente. Ao longo do projeto, objetiva-se estimular o hábito da reciclagem.
Segundo Cristina Marques, presidente do Instituto Evoluir, o projeto tem como objetivo praticar atitudes ambientalmente responsáveis e resgatar valores como a herança cultural, amor e respeito à natureza. “Trocar o livro pelo reciclável é uma forma de conquista do seu patrimônio pessoal e educar para a preservação”, completa.
Na próxima quarta-feira (13), haverá oficina para os professores de 1º ao 5º ano, das 8h às 10h30, no auditório do Grupo Lunelli, para apresentação dos autores e livros. Neste ano, o projeto envolverá 1.329 alunos, de pré-escola ao 5º ano, de escolas da rede municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees e José Pasqualini e São José, dos quais participarão 989 de ensino fundamental e 340 alunos da educação infantil.
A duração será de três meses e distribuição de dois livros mensais, nos meses de setembro, outubro e um livro no mês de novembro. Ao longo do projeto, objetiva-se estimular o hábito da reciclagem. Durante a campanha, cada aluno pode conquistar cinco livros de literatura infantil. Em cada escola, haverá um colaborador ambiental (reciclador), que fará o recolhimento e a pesagem do material.
Colaborou com o texto e fotos: Darci Rutsatz (Secretaria de Educação e Cultura)