Os museus da Paz e Emílio da Silva participam, de 18 a 24, da Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram). A 11ª edição terá como tema: Os Museus e suas Memórias. Trata-se de um convite às instituições brasileiras para refletirem a respeito da própria história, de suas memórias e da razão de existir. O Museu da Paz, por exemplo, existe para manter viva a história dos veteranos da região que integraram a II Guerra. Dele e de tantos outros brasileiros que lutaram nos campos de batalha italianos durante o conflito.
Para contar a história da participação dos jaraguaenses no maior conflito armado da história da humanidade o Museu da Paz prepara duas ações: oficinas de artes e histórias e a palestra “As memórias de um Brasileiro, Veterano da 2ª Guerra Mundial”. As oficinas, de 18 a 22 de setembro, na sala de ação educativa do próprio Museu, são destinadas para estudantes de séries iniciais, com duração média de uma hora e trinta minutos. Há a necessidade de agendamento prévio. A palestra, agendada para o dia 20, às 19 horas, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, tem 80 vagas limitadas, também com necessidade de reserva antecipada. Destinada para estudantes, professores, pesquisadores e interessados, terá como palestrante o expedicionário Sebastião Menot Nunes. O veterano compartilhará experiência vividas no front italiano, de 1944 a 1945.
O Museu Histórico Emílio da Silva promove, de 18 de setembro a 16 de outubro, a exposição temporária: Histórias Bordadas. O bordado e as artes domésticas faziam parte da educação das mulheres, das chamadas “moças prendadas”. Era inconcebível não saber bordar, costurar, cozinhar. Como todo bordado carrega a história de quem o faz, é necessário refletir a técnica na vida da mulher como uma forma de empoderamento já que o bordado, hoje, é fonte de renda, de independência. “Deixou de ser uma forma de domesticação ou submissão e assumiu o patamar de registro da história de vida da mulher”, pondera a chefe dos museus, Ivana Cavalcanti.
Museu Histórico Emílio da Silva
*Exposição: Histórias Bordadas;
Período: 18/09 a 16/10;
Horário de atendimento: 8 às 11h30 e das 13 às 16h30;
Agendamento para escolas ou grupos: 3371-8346 ou pelo e-mail:museuhistorico@jaraguadosul.sc.gov.br
Museu da Paz
*Oficinas Arte e História – para estudantes de séries iniciais, com duração média de 1h30;
Local: sala de ação educativa do Museu da Paz/FEB;
Período: 18 a 22 de setembro, nos períodos matutino e vespertino (necessário agendar previamente pelo fone 2106-8700).
*Palestra “As memórias de um Brasileiro, Veterano da 2ª Guerra Mundial”
Local: Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Jaraguá do Sul;
Data: 20/09, com início às 19 horas;
Vagas limitadas a 80 cadeiras (necessário reservar previamente pelo fone 2106-8700).
Fontes: Ivana Cavalcanti, chefe dos museus e Dionara Radunz Bard, responsável pelas ações educativas do Museu da Paz. Fones: 3371-8346 e 2106-8719, respectivamente.
Fonte: Pedro Bortoloti Júnior Jornalista (DRT SC 00968 JP) | Diretoria de Comunicação