O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, participou da abertura do seminário “Geração distribuída de energia elétrica: cenários e oportunidades”, que aconteceu nesta segunda-feira (18), no Instituto SENAI de Tecnologia em Eletroeletrônica. O encontro é promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em conjunto com a Associação de Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc) e o Governo de SC, por meio do Programa SC+Energia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, comandada pelo jaraguaense Carlos Chiodini.
O seminário debateu temas como a tendência de preços de energia elétrica e mercado de geração distribuída, geração distribuída solar e eficiência energética, ações da Celesc para geração distribuída e eficiência energética, geração distribuída com geração hídrica: oportunidades em SC, atuação do SENAI/SC em geração distribuída e eficiência energética e ações do Programa SC+Energia do governo catarinense.
Para o prefeito Lunelli, Jaraguá do Sul foi escolhida para receber esta reunião pela força de sua indústria, especialmente das empresas voltadas para este setor. “Nossa cidade se torna polo de discussões sobre o futuro do nosso Estado graças àquilo que está em nosso brasão: Grandeza pelo Trabalho!”, disse ele.
A geração distribuída é a geração de energia pelos próprios consumidores. Conforme dados do Ministério de Minas e Energia, até janeiro de 2017 a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrava quase 8 mil conexões de geração distribuída, sendo quase 6 mil delas só em residências, com predominância da fonte solar fotovoltaica.
Além do prefeito, participaram da abertura, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, o Vice-Presidente Regional da FIESC para o Vale do Itapocu, Célio Bayer, além de outras autoridades.
Fonte: Portal do Município de Jaraguá do Sul