No dia 14 de setembro, começou em Corupá, o projeto Preservar Livro e Leitura, uma iniciativa cultural, que permite aos alunos trocarem material reciclável por livros de literatura infantil. A cada um quilo de material reciclável (plástico, papel, papelão, pet) recolhido, o aluno troca por um livro.
O projeto “Preservar Livro e Leitura” é desenvolvido pelo Instituto Evoluir de Blumenau, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá. É patrocinado pelo Grupo Lunelli e Ministério da Cultura, através de Lei Rouanet, em que empresas deduzem imposto de renda.
O primeiro livro distribuído foi “A figueira”, autoria da professora corupaense Marilei Silveira de Abreu, que trabalha na Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira. A autora percorreu as escolas durante esta quinta-feira (14) e ficou emocionada e feliz com a recepção dos alunos. Durante a visita, falou sobre sua obra e deu autógrafos aos alunos. “Sempre gostei de escrever e agora com o Projeto Preservar Livro e Leitura tive a chance de ter meu primeiro livro publicado. Fico muito feliz em ver esse sonho realizado e compartilhado com as crianças”, diz a autora.
No livro “A figueira” Marilei conta a história de uma árvore sexagenária, que se transformou no maior símbolo da Escola de Educação Básica Teresa Ramos, personagem que faz parte da vida de gerações e encanta quem a conhece.
No dia 21 de setembro (dia da árvore), a Escola Teresa Ramos programou atividades para comemorar os 60 anos da figueira.
Na oportunidade, a professora Marilei fará a contação da história “A figueira”, para alunos da Escola Teresa Ramos e alunos da rede municipal.
Figueira da escola
A figueira (ficus) foi plantada no centro do pátio da Escola Teresa Ramos, no dia 21 de setembro de 1957, em homenagem ao dia da árvore. Ela completa 60 anos nesta quinta-feira (21). A árvore foi plantada pelos alunos do Clube Agrícola “Alberto Torres”, orientados pelo professor Waldemar Schultz, cuja muda foi adquirida do Sr. Leopoldo Seidel.
A ideia de plantar a árvore foi do professor Waldemar Schultz, para que os alunos e professores valorizassem o meio ambiente. Ele pensou no futuro da árvore e também da proteção, porque aqui é um lugar muito bonito.
Era uma muda de apenas 25 cm, que se tornou gigantesca. Esta árvore transformou-se no emblema (símbolo da escola), que expressa força, grandeza e desenvolvimento.
Waldemar iniciou seus trabalhos na Escola de Educação Básica Teresa Ramos, em 01 de maio de 1957. Ele também foi eleito vereador em 1958 e assumiu como primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Corupá, em 1959
A partir de 1961 afastou-se da política para ser professor novamente e trabalhou até completar 32 anos no magistério e aposentar-se. Em 1965 formou-se Normalista para lecionar História e Geografia. Os estudos complementares fez em Florianópolis.
Quantidade recolhida na primeira troca
Durante o projeto haverá duas trocas mensais. Nesta primeira etapa foram recolhidos 1.737,5quilos de material reciclável:
Escola Aluísio: 812 Kg
Escola Francisco Mees: 237 Kg
Escola José Pasqualini: 343, 5Kg
Escola São José: 345 Kg
A próxima troca será no dia 28 de setembro (quinta-feira), com o livro
“Agnes e o pomar das delícias”, da professora corupaense Jiane Elisa Winter .
Número de alunos envolvidos
Neste ano, o projeto envolve 1.329 alunos, de pré-escola ao 5º ano, de escolas da rede municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees, José Pasqualini e São José, dos quais 989 de ensino fundamental e 340 alunos da educação infantil.
A duração será de três meses e distribuição de dois livros mensais, nos meses de setembro, outubro e um livro no mês de novembro. Ao longo do projeto, objetiva-se estimular o hábito da reciclagem. Durante a campanha, cada aluno pode conquistar cinco livros de literatura infantil.
Obras e Autores
As obras abordaram diversos temas, com sensibilidade e criatividade.
1-A figueira, autora Marilei Silveira de Abreu.
Marilei conta a história de uma árvore sexagenária, que se transformou no maior símbolo de uma escola, personagem que faz parte da vida de gerações e encanta quem a conhece.
2-Agnes no Pomar de Delícias, autora Jiane Elisa Winter
Jiane Winter homenageou a figura de sua avó Agnes, a família, a beleza e inocência da infância e as delícias encontradas na vida junto à natureza.
3-Alice, autora Leoni Edite Narloch Cimardi
A autora Leoni Cimardi toca em um tema muito importante: o respeito à vida do animal de estimação. Escrita com sensibilidade, essa história mostra a responsabilidade de diferenciar para a criança a posse de um brinquedo com a de um ser vivo que precisa de amor, cuidado e a atenção.
4-Os Macamigos, dos autores Cristiano Sieves e Raquel Sieves
Os autores escreveram a história de uma linda amizade entre dois macacos muito especiais, Kiko e Lico, um macaco surdo e outro ouvinte. Obra infantil com a Libras (Língua Brasileira de Sinais)
5-O colecionador de porquês, da autora Valcíria Lana de Souza
A autora se inspirou em uma história real de nossa cidade, do corupaense Alexandre Viebrantz, que sempre foi referência em informática, desde jovem quando conquistou a premiação de um computador no “Projeto Preservar é Amar”, em 2004, pela Escola Aluísio).
Essa obra convida a criança a explorar, questionar ,criar, inventar e sonhar. Despertando a curiosidade para um mundo de tantas descobertas.
Cronograma do recolhimento do reciclável nas escolas e troca por livro
Nesta edição do projeto Preservar Livro e Leitura, os alunos conquistarão cinco livros, dos quais dois são de autoras corupaenses.
Os pais podem auxiliar as crianças com o recolhimento dos materiais reciclados, que devem ser trazidos limpos, em sacos e caixas. No dia agendado, os alunos levam os materiais reciclados nas escolas.
Setembro
14 de setembro (quinta-feira): A figueira, de Marilei Silveira de Abreu
28 de setembro (quinta-feira): Agnes e o pomar das delícias, de Jiane Elisa Winter
Outubro
10 de outubro (terça-feira): Alice, de Leoni Edite Narloch Cimardi
26 de outubro (quinta-feira): Os Macamigos, Cristiano Sieves e Raquel Sieves
Novembro
9 de novembro (quinta-feira): O colecionador de porquês, de Valcíria Lana de Souza
Recicladores
Em cada escola, haverá um colaborador ambiental (reciclador), que fará o recolhimento e a pesagem do material.
Carlos Fiedler: Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira.
Afonso Konrad: Escola Municipal Francisco Mees.
Francisco de Assis Raimundo (Chiquinho): Escola Municipal José Pasqualini
Afonso Konrad: Escola de Educação Básica São José
Projeto “Preservar Livro e Leitura” 2017
O Grupo Lunelli mantém o Projeto Preservar é Amar desde 2002. “Em 15 anos realizamos muitas ações em escolas de Corupá e voltadas à reciclagem e à leitura. E desde 2013, firmamos parceria com o Instituto Evoluir para ampliar e aplicar o Projeto Preservar – Livro e Leitura nas escolas municipais de Corupá”, destaca Viviane Lunelli, diretora administrativa do Grupo Lunelli.
O projeto Preservar Livro e Leitura, criado para atuar nas escolas, é uma extensão do projeto Preservar é Amar do Grupo Lunellli. O projeto tem como premissas:
– Salvar a cultura local de se perder em meio a tantas informações e formações provenientes de outros lugares.
– Defender a autoestima de um povo através de sua identidade histórica e cultural.
– Manter a continuidade do processo de transmissão dessa cultura ensinando as novas gerações.
– Proteger patrimônios materiais e imateriais da cultura local, incluindo patrimônios naturais.
– Cuidar de se envolver com responsabilidade e respeito.
– Resguardar a herança cultural para a próxima geração.
– Conservar as tradições que tornam uma comunidade única e original.
– Ensinar – a amar a Natureza, a família, a comunidade, a sua história e a história de sua cidade.
O projeto cria obras infantis com autores locais e temas escolhidos e especialmente desenvolvidos para fortalecer a identidade cultural da criança. “Os autores são escolhidos entre os professores e autores locais ou regionais. As ilustrações mostram com riqueza de detalhes todo o encanto e beleza de nossa terra e personagens inspirados em nosso povo.
O objetivo principal do projeto é formar leitores e possibilitar que a criança conquiste seus livros, por meio de uma ação educativa de preservação e conservação do meio ambiente. Ao longo do projeto, objetiva-se estimular o hábito da reciclagem.
A cada edição, o projeto traz novidades. Este ano foi a inclusão da Libras (Língua Brasileira de Sinais), tanto em um livro como na Playtable, a mesa digital de jogos educativos, que circulará pelas escolas com as obras para que crianças e professores tenham acesso a esta experiência lúdica e interativa enfatiza Cristina Marques, Presidente do Instituto Evoluir de Blumenau.
Mais informações com Cristina: (47) 3041-0525 9 9949-8688
Secretaria de Educação de Corupá: 3375-1399
Secretaria de Agricultura: 3375-1902
Contato Recicladores:
Carlos Fiedler: 9 9173-7284, da Escola Aluísio
Afonso Konrad: 9 9276-2520 ou 9770-6230, da Escola Francisco Mees e e Escola São José
Francisco de Assis Raimundo (Chiquinho): 9 9197-1949, da Escola José Pasqualini