Na manhã desta quarta-feira (27) o Parque Malwee foi palco de mais um encontro da Juventude Rural, evento promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) com apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento. Segundo a organização do evento, o objetivo é integrar os jovens, incentivando-os a permanecer no campo dando continuidade aos negócios de sua família.
“Não deixa de ser um espaço para discutir aspectos da própria juventude e do agronegócio, mostrando que através de novas propostas e inovação, é possível buscar o êxito neste seguimento”, comentou um das organizadoras, a engenheira agrônoma, Nilza Luzzi. Ela estima que cerca de 50 participantes da região estiveram presentes, a grande maioria jaraguaense.
Depois da abertura, que contou com a presença de autoridades como o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli e do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Daniel Peach, iniciou-se a programação de palestras. A primeira, sob o tema “Juventude – Realização Profissional e Sucessão” foi ministrada pelo consultor de Marketing, Ainor Lotério, de Joinville.
Após um breve intervalo com direito a apresentação do grupo jaraguaense de balé Ornellas, ocorreu a segunda palestra. Coube ao engenheiro agrônomo e gerente da Epagri de Joinville, Hector Silvio Haverroth discorrer sobre “Como Fazer a Regularização Ambiental da Propriedade”. Tema que, de acordo com Nilza, já vem sendo bastante difundido em outros eventos do gênero. Um almoço marcou o fim do encontro que segundo a organização foi bastante positivo.
Curso do Senar – Também aconteceu na manhã desta quarta-feira a capacitação sobre “Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural”. O curso ocorreria inicialmente no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), anexo ao prédio da Diretoria de Defesa, mas por questões técnicas, foi transferido para o laboratório de informática da Escola Albano Kanzler. A iniciativa é mais uma iniciativa do Município com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Fonte: Daniel Peach – secretário de Desenv. Rural da PMJS – 2106-8111