A Prefeitura de Corupá, a Epagri e a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) realizam na próxima terça-feira (3) a apresentação do Projeto Mananciais. Será às 19 horas, na Sociedade Águia Dourada que fica no bairro Ano Bom. O evento é destinados a produtores rurais dos bairros Ano Bom, Bomplandt, Centro, Poço Danta, Braço Esquerdo e Pedra de Amolar. Outro encontro, em data a ser definida, deve ocorrer para região dos bairros Isabel e Rio Paulo.
O Projeto Mananciais é fruto do Termo de Colaboração entre o Fundo Nacional do Meio Ambiente/Ministério do Meio Ambiente (FNMA/MMA) e a Amvali e têm como objetivo a recuperação florestal de nascentes e matas ciliares de pequenas propriedades rurais da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu para a produção de água.
O projeto foi constituído pela engenheira florestal Karine Holler e o geógrafo Felipe Augusto de Oliveira, da Amvali, que apontaram que Bacia do Rio Itapocu abrange uma área de 3 mil km² e conta com 12 municípios, sendo que os principais estão dentro da Amvali.
Daí a importância do envolvimento de todos os municípios e sensibilização dos produtores rurais que serão preparados e visitados pela equipe do Projeto Mananciais para adesão voluntária. O projeto deve ser aplicado em quatro anos. Corupá está entre as cidades que conta com maior número de nascentes e que deve ter um número expressivo de propriedades participando do Projeto Mananciais.
“Nossa preocupação é de que precisamos recuperar a mata ciliar de nossos mananciais agora, porque caso contrário corremos o risco de nascentes secarem e faltar água potável em cerca de 10 anos”, destacou a engenheira florestal Karine Holler.
Mais informações: na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente por meio do telefone 3375-1902