You are currently viewing Produtores rurais conhecem aspectos da Piscicultura Aplicada

Produtores rurais conhecem aspectos da Piscicultura Aplicada

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Nem mesmo o mau tempo desmotivou a turma de produtores e técnicos rurais que participou do curso de “Piscicultura Aplicada para o Município de Jaraguá do Sul” ocorrido na última semana. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento. Segundo um dos organizadores e ministrantes da capacitação, o engenheiro-agrônomo, Jackson Schutz, 70% dos participantes eram proprietários de estabelecimentos como pesque e pague, mas também contou com presença de produtores que querem fazer da piscicultura uma fonte extra de renda. “O assunto de mais interesse foi em relação ao problema com a criação de peixes, mostrando quais são esses problemas”, destacou.  

Schutz apontou que normalmente essas dificuldades são relacionados ao manejo, transporte, alimentação, choque térmico, qualidade da água e quantidade de peixe adequada para cada tipo de viveiro. A aula prática ocorreu no Pesque Pague do Marquesin, no bairro Ribeirão Grande do Norte.   No local, os participantes conheceram métodos para analisar fatores como o PH da água e ainda tiveram prática de laboratório no qual aprenderam a identificar como fito-plâncton (algas) e zoo-plânctons presentes em peixes criados em cativeiros.

O produtor Agenor Lemke, no bairro Rio da Luz, foi um dos inscritos no curso. “A gente vê a piscicultura como uma fonte extra renda e até como uma forma de aproveitar áreas vagas em nossa propriedade”, apontou Lemke. Junto com o pai, o agricultor tem no cultivo das hortaliças seu principal negócio, mas não descarta ampliar sua atividade com a adoção da piscicultura. “Acredito na possibilidade da diversificar nossa produção e nesse ponto o curso agregou bastante conhecimento”, completou o aspirante a piscicultor que já investe na produção de carpa e tilápia.

 

Além de Jackson Schutz, o curso também contou a participação do engenheiro florestal da Fujama Claudionei Peters que palestrou sobre o tema Área Ambiental.

Dia de Campo – No próximo dia 17, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão de Santa Catarina (Epagri) em conjunto  com a Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com a promove um dia de campo sobre Plantio Direto de Hortaliças. As inscrições estão abertas para todos dos produtores da microrregião e as vagas são limitadas a 35 participantes. Interessados devem entrar em contato com a Epagri pelo telefone 3276-9420 ou na própria Secretaria de Desenvolvimento Rural pelo número 2106-8113.

 

Fonte: Daniel Peach – secretário de Desenv. Rural da PMJS e Abastecimento da PMJS – 2106-8111