Cinco dias depois de ter recebido denúncia de despejo de entulhos na Rua Antônio Ribeiro, novamente, na manhã desta segunda-feira (16), a Defesa Civil de Jaraguá do Sul foi acionada para verificar mais um crime ambiental, no mesmo endereço no bairro Ilha da Figueira.
Vizinhos constataram durante o fim de semana que vários entulhos foram despejados na beira da estrada, entre os materiais, havia um poste de energia elétrica quebrado, sofá, colchões, restos de móveis, máquina de lavar roupas e até um cachorro morto com uma pancada na cabeça. O diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, lamentou que nova ocorrência tenha sido registrada naquele ponto onde, ainda na semana passada, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos fez a remoção dos entulhos.
Colle reforça a importância de os moradores próximos estarem atentos e acionarem a Defesa Civil ou até mesmo a Polícia Militar no caso de flagrar o autor do crime ambiental ou anotar placa de veículo deixando o local após descarregar materiais. A penalidade para quem for flagrado jogando lixo é de uma multa de R$ 8 mil a R$ 100 mil, de acordo com a Secretaria de Planejamento e Urbanismo. Ainda pode haver agravante caso o lixo tenha sido depositado em área de preservação, o que pode caracterizar crime ambiental.
Fonte: PMJS