Durante o dia de hoje (18) a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI), através da Câmara Técnica de Saúde Mental, estará realizando o VI Encontro de Saúde Mental dos Municípios da AMVALI e VII Encontro de Saúde Mental de Jaraguá do Sul no Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul na Rua Walter Marquardt – Barra do Rio Molha – Pavilhão A.
O encontro é alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10 de outubro. O objetivo do encontro é o compartilhamento de experiências e saberes sobre a infância e a adolescência de forma a não patologizar determinados comportamentos que podem ocorrer nestas fases da vida de uma pessoa que está se constituindo enquanto sujeito. Falaremos sobre a criança e o adolescente da contemporaneidade e a relação familiar, questões relacionadas ao ambiente escolar, a interação social, como atender essa demanda na atenção básica e como lidar com situações de limite nos vários momentos da vida.
A programação do evento inicia com o credenciamento as 8h com café e recepção aos participantes, logo após as 8h30min ocorre a cerimônia de abertura.
Como palestrante o evento conta a Psicanalista, especialista em psicanálise e filosofia, membro da Associação Psicanalítica de Curitiba-PR, Maria Augusta Guimarães com a fala sobre a (DES)patologização da infância e da adolescência. Após a fala, serão feitas rodas de conversas sobre o tema: Falando sobre a criança e o adolescente e a família, a escola, a interação social, a atenção básica e os limites. O enceramento está previsto para as 17hs.
Estima-se a participação de gestores trabalhadores dos setores: Atenção Básica em Saúde, Atenção especializada em Saúde, Atenção de Urgência e Emergência, Educação, Assistência Social da Região da AMVALI.
Fonte: Maria Natalia Machado – Psicóloga do CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil – Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul
Assessoria de Comunicação da AMVALI