You are currently viewing Encontro de Saúde do Homem reúne profissionais de todo o Estado

Encontro de Saúde do Homem reúne profissionais de todo o Estado

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Representantes dos setores públicos de cerca de 100 municípios do Estado estão reunidos nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas) para participar do 1º Encontro Estadual da Saúde do Homem. O evento tem como objetivo fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e conta com palestras e oficinas de profissionais da área da saúde. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde, Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul (ADR) em parceria com Rede Nacional da Saúde do Homem que tem sede em Jaraguá do Sul.

 

A abertura do Encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira com a presença do secretário de Estado da Saúde Vicente Caropreso, do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul (ADR) Leonel Floriani, o presidente da Amvali prefeito de Guaramirim Luiz Antônio Chiodini, o vice-prefeito de Jaraguá Udo Wagner, o prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, o secretário de Saúde de Corupá Irineu Pasold, secretária de Saúde de Guaramirim Ivone Kinas Gonçalves da Luz, o coordenador nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde Francisco Norberto, a presidente do Conselho Estadual da Saúde Cléia Clemente Giosole, presidente da Rede Nacional de Saúde do Homem Antônio Marcos de Souza, presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá Pedro Garcia e demais representantes de entidades e prefeituras.

 

Segundo o secretário da Saúde do Estado Vicente Caropreso, os homens precisam se conscientizar e quebrar preconceitos com relação principalmente à saúde. “Ainda hoje grande parte das consultas médicas para os homens são marcadas por mulheres, sejam elas esposas, companheiras, filhas. Os homens precisam se ater a sua saúde e a Rede Nacional da Saúde do Homem veio para auxiliar neste sentido, já que conta com o apoio do poder público e entidades”, comenta.

 

De acordo com o presidente da Rede Nacional de Saúde do Homem Antônio Marcos de Souza, os números mostram que de três mortes até os 79 anos duas são homens, isso devido aos maus hábitos com relação à saúde masculina, inclusive do preconceito e tabu em realizar o exame de próstata, por exemplo que pode detectar precocemente o câncer de próstata. Jaraguá como sede se deu em virtude da instalação da primeira unidade da A Rede Nacional da Saúde do Homem foi fundada em 2013 por Souza que tinha como objetivo criar uma entidade semelhante à Rede Feminina de Combate ao Câncer que atua de forma preventiva junto das mulheres.

 

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi ressalta que todas as iniciativas que garantam ações preventivas de promoção da saúde como este primeiro encontro e a Rede de Saúde do homem podem garantir a longevidade masculina evitando muitas mortes precoces entre os homens.  

 Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Corupá