You are currently viewing AMVALI promove Mobilização em Defesa do SUAS em novembro

AMVALI promove Mobilização em Defesa do SUAS em novembro

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A AMVALI está promovendo a mobilização em defesa do SUAS. A mobilização está ocorrendo em todo o Brasil,e em Jaraguá do Sul acontecerá dia 7 de novembro promovida pela AMVALI. A saída acontece às 14h defronte a Praça Ângelo Piazera no centro da cidade, percorrendo o Calçadão Marechal, descendo pela rua João Marcatto, retornando pela Reinoldo Rau até a Praça. A Associação e seu Colegiado de Assistência Social são a favor do SUAS.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou um estudo que alerta para as reduções no orçamento da Assistência Social. A entidade apontou que a medida compromete o futuro do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Do ano de 2016 para 2017, o governo federal reduziu em mais de 458 milhões os recursos para cofinanciar o Suas nos 5.570 Municípios brasileiros, uma queda que gerou uma perda de mais de 19% de recursos para manutenção e continuidade dos serviços. O estudo aponta que o maior corte se concentra no âmbito da Proteção Social Básica, uma queda de 15%, cerca de 227 milhões. Em outro setor fundamental para a consolidação da Assistência Social – a gestão –, o corte foi de 35%, ou seja, quase 50 milhões a menos para o Índice de Gestão Descentralizada do Suas (IGD-Suas). A entidade acredita que se trata de uma ação grave, pois compromete os serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), existentes em mais de 99% dos Municípios brasileiros.

Novos cortes

O estudo também alerta que a proposta do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2018 prevê para o próximo ano repasse de apenas R$ 800 mil para as mais de 7.457 unidades de Cras cofinanciados pelo governo federal no país, uma perda de recursos de 99,94% em relação ao ano de 2017. Assim, os Creas terão apenas 500 mil reais, um corte de 99,87%. A proteção social especial de alta complexidade também contará com ínfimos 500 mil reais. Um corte de 99,76% em relação a 2017. E as ações de gestão, IGD-Suas também devem sofrer o mesmo percentual de corte, 99,57%, contando apenas com 400 mil reais para gestão dos 5.570 Municípios no ano de 2018. Caso a proposta do orçamento da assistência social para o ano de 2018 seja aprovada, mais de 73.991.246 pessoas que dependem das ofertas de serviços e de equipamentos públicos podem passar para a faixa de extrema pobreza.

Apoie essa causa!

Fonte: Confederação Nacional de Municípios e Colegiado de Assistência Social da AMVALI