A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI – realizou na última terça-feira, dia 26 de Junho, o 1º Seminário Regional da Mata Atlântica, na sede da associação em Jaraguá do Sul. Participaram do evento, técnicos e gestores de fundações, secretarias e diretorias de meio ambiente de vários municípios Catarinenses.
O Seminário foi alusivo ao Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio e trouxe à tona discussões acerca da proteção, conservação e recuperação do bioma.
O Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do MPSC, Dr. Alexandre Schmitt dos Santos fez abertura do evento e apresentou a importância do Bioma para a região e a realização dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.
Abordando as características gerais da Mata Atlântica e sua conservação, o Dr. Ademir Reis, da RAS, ex-professor e pesquisador da UFSC, apresentou a dinâmica, estrutura e função do sistema ecológico das florestas.
O Inventário Florístico Florestal de SC foi apresentado pelo Prof. Dr. Alexander Vibrans da FURB, que trouxe os dados disponíveis de quantidade e qualidade das florestas Catarinenses, dados que poderão servir para subsidiar os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.
E para finalizar o evento foram apresentados dois casos de sucesso na elaboração e os resultados de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. O Oceanógrafo e Secretário de Meio Ambiente MSc. Ricardo Ribeiro Haponiuk apresentou do município de Itapoá e a Bióloga da FUJAMA, Fernanda Miranda de Jaraguá do Sul.
A AMVALI agradece à todos e a disponibilidade dos palestrantes em contribuir com o evento.